Mineradoras ganham prêmio nacional | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Mineradoras ganham prêmio nacional

Publicado quarta-feira, 27 de outubro de 2021 às 06:01 h | Autor: Miriam Hermes e Redação | [email protected],br

As mineradoras com atuação na Bahia Mineração Caraíba, Ero Copper e o Grupo Appian estão entre as vencedoras do cobiçado Prêmio Empresas do Ano do Setor Mineral, promovido pela Revista Brasil Mineral, uma das principais publicações do setor.

O resultado foi divulgado ontem pela Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral (CBPM), considerando o reconhecimento ao empresas como efeito do trabalho de planejamento e execução de medidas de expansão da atividade econômica na Bahia.

A Mineração Caraíba venceu na categoria Governança Social, pelo trabalho no abastecimento de água para população na região do semi-árido, apoio às comunidades durante toda a pandemia e programa de incentivo à criação de caprinos.

Também conquistou o primeiro lugar a Caraíba em Pesquisa e Prospecção Mineral, graças aos investimentos para a descoberta de oportunidades de extração no Vale do Curaçá.

A CBPM esteve entre as finalistas, na categoria Pesquisa e Prospecção Mineral, enquanto outra indicada foi a Bamin, na categoria Crescimento, pelos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul, em Ilhéus e o Projeto Mina Pedra de Ferro, no município de Caetité, no Sudoeste. 

Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, a vitória dessas empresas com atuação na Bahia sinaliza a evolução do trabalho que vem sendo realizado na Bahia, hoje ocupando a terceira colocação na produção no ranking nacional.

- Em 2021 tivemos um crescimento expressivo em nossas produções, e esperamos que ano que vem seja ainda melhor. Esta é a nossa mineração, inovando e gerando emprego e renda no interior do estado, enfatiza Tramm.

“A história será

implacável quando

analisar a

personalidade do

presidente (...). Hoje eu

não tenho dúvida, esse

presidente tem

uma personalidade

completamente voltada

para o crime”

Fabiano Contarato, senador, em sua fala na sessão da CPI da Covid que votou o texto do relatório final 

Evolução da agropecuária

As federações estaduais de agricultura e pecuária participam amanhã, dia 28, das 8h30min ao meio-dia, do seminário virtual “Como tornar a agropecuária mais atrativa em 2022”, com a participação de especialistas e a apresentação dos resultados mais recentes coletados pelos técnicos do Projeto Campo Futuro. 

Promovida pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, a série de debates vai destacar os custos de produção, como forma de favorecer o planejamento, considerando as tendências de mercado e as principais oportunidades para os produtores rurais da Bahia e de outros estados. 

Para conferir a programação completa basta acessar o endereço https://www.cnabrasil.org.br/agropecuaria2022.

 POUCAS & BOAS

A segunda etapa da campanha de combate à Febre Aftosa na Bahia foi lançada ontem na fazenda Água Doce, em Barreiras, extremo oeste baiano, em evento organizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). De acordo com o diretor do órgão vinculado à Seagri, Oziel Oliveira, esta campanha será decisiva para que o rebanho bovino do estado seja declarado livre desta doença e fique apto para  chegar aos mercados europeu e dos Estados Unidos.

Com o tema ‘A felicidade está na maneira simples de levarmos a vida’, acontece hoje, às 19h, o evento virtual Diálogos e Saberes em Educação, dentro da programação do I Congresso da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Com mediação do professor Valney Dias Rigonato, o convidado é o pesquisador e escritor Carlos Rodrigues Brandão. Aberto dia 25 e com encerramento dia 29 de outubro, o seminário ‘Universidade Pública: autonomia, democracia, patrimônio cultural e crítica social’, é organizado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Ufob, com transmissão pelo Youtube, no canal de eventos da universidade (basta buscar por “eventos ufob” na plataforma).

Em Juazeiro o projeto Viva Luciana realiza hoje mais uma ação social no Centro Educacional Argemiro José da Cruz, a partir das 9h. A iniciativa é da Guarda Civil Municipal com parceria entre diversas secretarias, entidades e instituições, e visa oferecer uma série de serviços em saúde e bem-estar, além de palestras sobre assuntos como a prevenção do câncer de mama e combate à violência contra a mulher.

Publicações relacionadas