Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado | Autor:

Mosteiro de São Bento celebra a democracia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Mosteiro de São Bento da Bahia | Foto: Xando Pereira | Ag. A TARDE | 23.8.2016
Mosteiro de São Bento da Bahia | Foto: Xando Pereira | Ag. A TARDE | 23.8.2016 -

O Mosteiro de São Bento vai sediar no próximo domingo um ato religioso em defesa da liberdade e da democracia, promovido pelo Movimento Geração 68 e o Grupo Tortura Nunca Mais.

O objetivo é fortalecer a luta da cidadania brasileira pelo bom funcionamento das instituições, ao reverenciar a memória de vítimas da mais recente ditadura militar, entre 1964 e 1885, incluindo os desaparecidos.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A referência do mês de agosto para a celebração decorre da invasão do santuário do mosteiro por forças da repressão, apesar da resistência do abade D. Timóteo, ao proteger jovens perseguidos por terem realizado uma manifestação contra as torturas e sequestros.

O atentado deixou vestígios de buracos de bala em meio às imagens dos santos católicos e outros instrumentos sagrados para a liturgia verdadeiramente cristã, mas assim como centenas de outros agentes da repressão, os acusados, incluindo militares praticantes de ilícitos, terminaram beneficiados com a Lei da Anistia, em 1979.

– As ditaduras da América do Sul criaram esta figura do “desaparecido”, como forma de sumir com as pessoas sem deixar vestígio – disse uma das integrantes do Movimento Geração 68, Diva Santana.

As constantes ameaças à democracia, no atual contexto político, considerando a importância do Brasil como país vocacionado para a grandeza, despertaram a atenção da imprensa internacional para a cobertura do ato religioso.

O abade do mosteiro de São Bento, D. Emanuel D’Able, e a pastora Sônia Mota, confirmaram presença na celebração, tendo como um dos pontos altos a lista de presença de cada uma das pessoas atacadas sem mandado judicial.

“Para a má-fé, nós

não temos solução.

Combatemos o ódio

e os ataques

descontrolados com

amor ao Brasil,

verdade, transparência,

educação e respeito ao

próximo, porque este é

o país que queremos”

Barroso, presidente do TSE, ao anunciar maior publicização de mecanismos de auditoria das urnas

Escola de Circo no Capão

Está definida para o dia 28 a reabertura das atividades da Escola de Circo do Capão, uma das principais instituições artísticas do famoso vale do mesmo nome, localizado no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Segundo a coordenadora do centro cultural, Maryane Dultra Bastos, não haverá apresentações dentro da lona, apenas do lado de fora, mas já é o recomeço, depois de a escola permanecer fechada desde o início da pandemia, há 17 meses. O Grupo Baião do José está confirmado para o reinício dos trabalhos, em show no pequeno palco, com o objetivo de evitar aglomerações, apesar da atração representada pela inovação da guitarra baiana adicionada a músicas de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal.

Arbitragem empresarial

As inscrições para a XII Edição da Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial (Camarb), a maior competição do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, estão abertas. Equipes de faculdades de direito de todo o Brasil podem se inscrever. A inscrição pode ser feita no endereço www.camarb2021.eventos.dype.com.br.

POUCAS & BOAS

A Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita) 2021 foi lançada ontem com anúncio da formalização de um convênio de cooperação técnica com a Agência de Desenvolvimento da Região Sul da Bahia (Agesul). A empresa é responsável pela execução do evento, que acontece de 24 a 28 de novembro no Parque de Exposições Antônio Setenta.

‘Não tente entender’ é a música que a banda Caeté Raiz lança hoje como parte do álbum ‘O templo dos Cristais’, anunciado para dezembro. A banda, formada por artistas de diversos países da América Latina, tem base no Vale do Capão, Chapada Diamantina, com participação em festivais e turnês pelo Chile e Argentina.

A campanha ‘Doe liberdade’ foca a doação de itens de higiene íntima, como absorventes, para estudantes de Camaçari em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues na entrada do Boulevard Shopping e na sede da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari até o dia 21 deste mês, com possibilidade da equipe da campanha buscar as doações mediante agendamento.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco