Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 31 de janeiro de 2026 às 4:12 h | Autor:

Mostra ajuda a educar no trato com felinos

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

No momento de revolta de alcance nacional, pela crueldade resultante na morte do cachorro Orelha, a fauna felina responde presente na Mostra de Gatos hoje, das 10 às 15h, em Lauro de Freitas.

Os bigodudos bem cuidados são um ótimo exemplo de convívio, contribuindo com a educação não-formal de adultos e crianças no sentido de acolher, apreciar e amar gatos e cachorros como seres sencientes – capazes de sentir e se relacionar.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Programada para a Praça Pet, no piso L3 do Parque Shopping Bahia, a mostra tem entrada gratuita, oferecendo o aprendizado de características de 20 espécies de gatos, tidos como animais sagrados no Egito e no Irã.

Organizada pelo GatoGrupo, a mostra traz os dóceis gatitos da espécie Ragdoll; os tranquilos Maine Coon; os elegantes da cepa Oriental; e a pelagem semelhante aos felinos das selvas, qualidade atribuída aos gatos Bengal.

– O GatoGrupo está feliz em receber o público baiano no Parque Shopping para nossa mostra de gatos de raça – diz em nome do coletivo felino organizador o responsável pela mostra, Rodrigo Araújo.

Segundo Araújo, a importância maior destes eventos é proporcionar aos visitantes a oportunidade não só de ver, mas também de interagir com gatos de raças tão diferentes quanto inusitadas.

Os visitantes terão a chance de conversar com criadores, tirar dúvidas sobre comportamento, cuidados específicos e curiosidades de cada raça, além de interagir com os gatos em um ambiente preparado para garantir o bem-estar.

Com mais de 15 anos de atuação, o GatoGrupo desenvolve eventos voltados à promoção da cultura felina e do bem-estar animal, conectando criadores, especialistas e gatófilos em experiências educativas.

ABRE ASPAS

“Parte das despesas do Orçamento, que é livre, foi confiscada, sequestrada por um Congresso Nacional cada vez mais dependente do Orçamento, com um objetivo, muitas vezes, eleitoral”

Simone Tebet,ministra do Planejamento, sobre a atual divisão de recursos entre o Executivo e o Legislativo

Encontro interreligioso

A pluralidade religiosa, com objetivo de melhor convívio entre as diversas crenças, vai sair fortalecida com um novo espaço de reflexão para acolher distintas expressões de fé, no Parque Jardim da Saudade. Já na estreia, dia 6 de fevereiro, às 8h30, o convite para uma celebração conjunta por parte de lideranças religiosas viabiliza um mosaico de perspectivas diferentes no trato com a finitude e o mundo supralunar. Confirmaram presença Iyá Márcia d’Ogun; do Ewá Olodumare; Pai Raimundo de Xangô; o médium Ivan Cézar Pimentel do Nascimento; os padres Edson Menezes e Mossi Kuami Anoumou; e o pastor protestante Joel Zeferino.

POUCAS & BOAS

  • A 29ª Corrida e Caminhada da Festa do Senhor dos Passos vai agitar a manhã de hoje em Lençóis e faz parte da programação dos festejos do padroeiro dos garimpeiros, que movimenta a cidade desde o dia 23. A concentração será em frente da Estação Rodoviária, com largada às 16h. Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a prova de corrida tem seis km, enquanto que na caminhada são três km, oportunizando a participação de pessoas com idades diversas.
  • ‘Trilhando caminhos para a saúde integral’ é o tema da roda de conversa que acontece hoje no auditório da Uninassau, em Barreiras, integrando a programação do Janeiro Branco na cidade. Com início às 9h, e acesso gratuito, o evento é organizado pelo Centro Integrado Saúde & Vida. Preparada com foco nos seus pacientes, visando melhorar a compreensão sobre adoecimento da mente e o que fazer para manter o sistema biopsicossocioespiritual em equilíbrio, o encontro contará com três psicólogos, uma nutricionista clínica e um terapeuta integrativo.
  • Ainda em Barreiras, a Casa Otto Willi Autista realiza hoje a 1ª Feira Atípica da cidade, com profissionais para atender as famílias atípicas e atrações como o encontro de Motosclubes e Carros clássicos. Com início às 19h na praça Roberto Santos, em Barreirinhas, o evento tem apoio do município e da Associação das Mães de Autistas (Ama). A feira terá artistas regionais, brinquedos, brincadeiras, exposição e venda de artesanato e bazar, contando com outras participações, como dos grupos Insanos MC, Lokas/Barreiras e EcoVida Instituto.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco