Na briga de Salvador e Lauro, ganha o Jardim das Margaridas
Moradores do Jardim das Margaridas dizem que a briga entre Salvador e Lauro de Freitas por terras foi um presente dos deuses.
Sempre viveram esquecidos, algumas vezes fazendo 'vaquinha' para pagar o asfalto das ruas. Sabe da última? Ganharam um asfalto novinho, com o detalhe: logo na saída do bairro fica Itinga, onde a prefeitura de Lauro está dando aquele trato asfáltico.
Por eles os dois brigam a vida toda.
Derrota no Yacht
A votação no Yacht Clube da Bahia para saber se os sócios queriam ou não a construção de novo estacionamento (ao custo de R$ 20 milhões) teve um dado instigante.
Dos 4.170 sócios, 1.652 compareceram para votar, 1.178 disseram não (75%) e 474 sim.
O detalhe é que o presidente Marcelo Sacramento, defensor do projeto, teve como marqueteiro Duda Mendonça, que é sócio, com direito a distribuição de impressos e muito telemarketing, com torpedos e gravações.
Pérolas cubanas
Instigado pelo fato de Rui Costa ter ido a Cuba participar da Feira Internacional de Havana, Colbert Martins (PMDB), vice-prefeito de Feira de Santana, resolveu ir ver quem são os brasileiros que expõem lá.
Encontrou entre eles a JBS.
Mas não pense mal. Está dizendo que é bamba em carnes congeladas, inclusive de porcino (porco) e pavo (peru).
No Dnocs
O Diário Oficial de ontem trouxe a nomeação de Lucas Maciel Lobão Vieira, que era do gabinete do deputado José Carlos Aleluia (DEM), para o comando do Dnocs.
Ou seja, tirou do bolso do colete alguém para substituir o ex-deputado Heraldo Rocha, o que pegou mal entre aliados.
Não podemos admitir retrocesso no conceito de trabalho escravo (...). A escravidão fere a dignidade humana
Eu já fui convidado para ser vice e nunca levei essa possibilidade a sério
Morticínio baiano
O 11º Anuário da Segurança divulgado ontem pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública revela dados macabramente curiosos sobre homicídios na Bahia:
1 – De 2012 para 2015 a taxa até que caiu em -0,7%, percentual que se evapora diante do estrondoso salto de 2.881 casos em 2005 para 6.012 em 2015, 108% a mais.
2 – Nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, em assassinatos a Bahia tem sete entre os 30 mais violentos: Lauro de Freitas (2º), Simões Filho (5º), Teixeira de Freitas (7º), Camaçari (15º), Alagoinhas (16º), Eunápolis (17º) e Feira de Santana (30º).
Em quinto — No conjunto do país, a Bahia foi o quinto estado onde a violência mais cresceu. A SSP diz que este tipo de ranking não dá, porque os crimes são diferentes.
Amado Pedro
O jornalista Luís Luzi, um dos 60 idosos que moram no Abrigo Dom Pedro II, diz estar muito satisfeito de estar morando lá.
Também, como a grande maioria dos inquilinos, partilha da preocupação de sair para nunca mais voltar.
A prefeitura diz que eles serão tratados com todo o respeito, mas não garante se o prédio depois de recuperado terá a mesma finalidade. O local é muito cobiçado.
POUCAS & BOAS
* O cientista político e historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira vai ser homenageado hoje na Universidade de Brasília (UnB), com apoio do Departamento de História (HIS), do Instituto de Ciências Humanas (IH), do Instituto de Relações Exteriores (Irel) e do Núcleo de Estudos do Mercosul. Moniz foi professor titular de história lá.
* Moniz Bandeira será homenageado em um colóquio que debaterá a importância, significados e atualidade de sua obra pelos conferencistas Amado Luiz Cervo, professor emérito da UnB; Durval de Noronha Goyos Jr., presidente da União Brasileira de Escritores (UBE); e Regina Gadelha, professora de economia da PUC-SP.
* ACM Neto foi escolhido Personalidade do Ano na categoria Política pela Editora Três, que publica a revista IstoÉ. Também há premiados nas áreas de Justiça, Cultura, Moda, Teatro, Música, Gestão e Cultura. A entrega será dia 4, em São Paulo.
* Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Saúde, o deputado José de Arimatéia (PRB) promove hoje pela manhã no Juliano Moreira um abraçaço aos hospitais psiquiátricos da Bahia, ameaçados de fechamento, embora o secretário Fábio Vilas-Boas (Saúde) negue.