Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hemes

ACERVO DA COLUNA
Publicado segunda-feira, 12 de junho de 2023 às 0:00 h • Atualizada em 12/06/2023 às 23:51 | Autor:

O que a Uneb tem em 40 anos de vida

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira
Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira -

Hoje, dia 13, dedicado a Santo Antônio, e amanhã, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) comemora seus 40 anos de atividade, com a realização de um encontro para louvar a literatura e as manifestações culturais baianas.

Trata-se do colóquio “Praia... Tambor... e Letras: o que é que a Bahia tem?”, promovido por docentes do Campus I, em Salvador, com a programação de palestras e apresentações voltadas para a criação literária.

O debate propõe verificar as causas e origens da produção de imagens depreciativas, identificadas em narrativas relacionadas a uma suposta preguiça ou dificuldade de envolver-se em projetos com um mínimo de complexidade.

Entre os autores em questão, destaca-se Gregório de Matos, já no século XVII, o melhor representante das figuras do sarcasmo e da ironia na crônica poética, ao propor aspectos de moralidade discutível, conforme o ideário cristão dominante, como nos versos:

– O que falta nesta cidade... verdade; falta mais que se lhe ponha... vergonha!

Mas nem só o Boca do Inferno, degredado e amaldiçoado pelos supostos “certinhos” estarão em debate, como primeiros incentivadores da construção de um perfil mais polêmico da mentalidade média baiana.

O padre Antônio Vieira, antes de Gregório, já escrevia o Sermão da Quaresma, em 1654: “na Bahia até os céus mentem...”, aludindo o religioso ao discurso nem sempre coerente entre o nome e a coisa, mesmo entre autoridades eclesiais.

O colóquio dos primeiros 40 anos da Uneb convida também o violão de Dorival Caymmi e seu compadre Jorge Amado, em um questionamento sempre aberto a novas respostas: o que é que a baiana tem... além de um convite ao mesmo tempo desafiador: você já foi à Bahia...

Arraiá do Comércio

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico entrou sem hesitar no “anarriê” do Arraiá do Comércio, em Feira de Santana. A praça Bernardino Bahia, a “Lambe Lambe”, foi o endereço da abertura oficial do furdunço com objetivo de gerar movimento de compra e venda, na alegria do forró e licores de sabores os mais variados.

– O Arraiá do Comércio é um evento aguardado com grande expectativa pelos moradores de Feira de Santana e região. Tudo isso com o intuito de proporcionar momentos de descontração, lazer e resgate das tradições juninas – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida

POUCAS & BOAS

- Padroeiro de Alagoinhas, Santo Antônio será comemorado hoje com o encerramento da festa, que foi precedida pela trezena com quermesses todas as noites. Hoje é feriado no município que já está em ritmo de festejos juninos e se prepara para comemorar São João entre 23 e 25 deste mês. Uma novidade deste ano, o Trem do Forró foi inaugurado ontem e tem hoje mais uma edição na estação São Francisco. O evento faz parte da programação festiva deste mês, com alusão especial aos 160 anos da construção da ferrovia no município.

- A Feira Pública de Economia Solidária de Lauro de Freiras começa às 19h de hoje uma edição especial com a temática das festas juninas. Os estandes estão montados no estacionamento em frente da Câmara de Vereadores, no centro da cidade, onde a feira acontece até o dia 18 de junho. Entre os produtos, além de artesanato com pinturas manuais, produção de bijuterias, bolsa, roupas e a comercialização de comidas típicas do período. Xote in Bahia é o grupo que fará a animação no primeiro dia da feira.

- Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil acontece hoje uma Blitz Educativa no Mercado do Produtor de Juazeiro e amanhã a equipe fará uma participação no programa Social Até Você. Na quinta-feira haverá a premiação do concurso realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Secretaria da Educação e Juventude (Seduc) com alunos da rede pública de ensino. Os eventos, que tiveram início ontem, se estendem até o final do mês.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco