O triste e injusto final dos fiéis 1 | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

O triste e injusto final dos fiéis 1

Zé Ronaldo tem demonstrado total fidelidade ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto

Publicado sexta-feira, 20 de maio de 2022 às 06:05 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
Ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo acredita que deve ser vice-governador na chapa de ACM Neto
Ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo acredita que deve ser vice-governador na chapa de ACM Neto -

Aliado de primeira hora do grupo carlista na Bahia, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo vem experimentando dissabores que o destino jamais deveria lhe guardar. Foi em abril de 2018 que “Zé” Ronaldo deu sua maior prova de fidelidade e carinho ao então prefeito de Salvador e hoje pretenso candidato a governador do estado, Acm Neto, quando, assustado com o resultado de pesquisas qualitativas - as quantitativas ainda diziam ter chances Acm Neto -, o maior cacique político da Princesa do Sertão participou daquela dolorosa coletiva para se colocar, ante a constrangedora desistência do então pré-candidato Acm Neto.

Na época tal desistência causou um alvoroço e um mix de decepção e revolta, eis que um dia antes, em Feira de Santana, a decisão de Neto tinha sido comunicada no sentido de renunciar ao cargo de prefeito e marchar no enfrentamento da tentativa de reeleição de Rui Costa. Deram fora daquele enredo melancólico políticos experientes. Cláudio Cajado debandou para o PP. João Gualberto, que mirava o Senado, decidiu não participar do pleito, passando parte de seu espólio para Adolfo Viana, que tentava chegar ao Parlamento federal pela primeira vez. Elmar Nascimento, depois de muita intervenção dos colegas partidários, resolveu permanecer no grupo, mas não poupou os piores adjetivos ao desistente Acm Neto, que conseguiu dar a volta por cima e hoje, à luz das pesquisas quantitativas, possui condições de fazer um bom enfrentamento ao grupo petista que, para além da hegemonia que mantém nos últimos 15 anos, detém um caixa com bilhões de reais para concluir obras relevantes no último ano do governador Rui Costa, este que possui ainda níveis altíssimos de aprovação popular em todo o estado. 

O triste e injusto final dos fiéis 2

Chegamos em 2022 e agora, mais uma vez, José Ronaldo de Carvalho, o velho amigo “Zé” Ronaldo, filho ilustre de Paripiranga, vem experimentando sua nova decepção. Como só ele acredita que será o escolhido para ser candidato a vice-governador, seus colegas já externam o quanto constrangedora tem sido a situação de José Ronaldo.

Engabelado por Acm Neto, o querido “Zé” tem feito uma marcha inglória junto a prefeitos, ex-prefeitos e até vereadores da região de Feira de Santana, buscando apoio e dizendo-lhes que dessa vez Neto não lhe deixará a ver navios. Um político com bastante influência nos bastidores do grupo de direita chegou a desabafar sobre a situação. 

O triste e injusto final dos fiéis 3

– É ultrajante ver Zé Ronaldo com aquela idade, avançar ferozmente para prefeitos, acreditando piamente que a vaga de vice será dele. Neto enterrou essa possibilidade quando não permitiu que ele saísse do União Brasil para se filiar a um partido com força de impor a dobradinha. Foi ali a sinalização que todos enxergam, mas que Zé Ronaldo, inocente, não quer ver. A chapa nunca será puro sangue. Essa disputa está perdida para o Republicanos. ACM Neto joga com o coração e com o fígado. Até Marcelo Nilo, primeiro a deixar a base governista para aderir ao projeto ficou falando sozinho – disse.

Fidelidade, para Neto, não se paga com fidelidade. E assim segue o triste final daquele que deve ter sido o maior dos fiéis de Neto.

Desfile de moda afro

A cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, será palco do primeiro desfile de moda afro promovido por jovens do programa Cultura.Rec, desenvolvido pela Bracell em parceria com o Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria). O evento será realizado hoje às 16h, no Museu do Recolhimento dos Humildes, na praça Frei Bento, no centro da cidade. Os jovens apresentarão também o resultado do projeto “Moda e Resistência do Recôncavo”, que tem como objetivo criar, produzir e organizar um desfile com peças autorais, enaltecendo a beleza dos afrodescendentes periféricos do município. Amanhã será a vez do Festival de Talentos de Acupe, com a apresentação do grupo teatral “Os desencantados”, a partir das 11h, no colégio Castro Alves.

Cirurgias de coração

A Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares ou Torácicos do Estado da Bahia (Cardiotórax) divulgou um aumento de quase 50% na realização de procedimentos no coração e tórax, comparando-se os anos de 2020 e 2021. A análise dos médicos revela o impacto da pandemia na elevação dos casos de maior complexidade como efeito do momento de dificuldade de consultas devido à necessidade de distanciamento para evitar o contágio, enquanto o governo federal providenciava com lentidão as vacinas.

Em 2020,o número de cirurgias foi de 4.912,  quando a suspensão provisória das operações possíveis de serem adiadas devido à crise sanitária liberava leitos para os pacientes de Covid-19, elevando-se para 7.163 no ano seguinte.

-Certamente, muitos têm chegado às unidades de saúde em processo de agravamento em decorrência da evasão nos consultórios durante os momentos de pico da pandemia”, relatou o cirurgião torácico Leandro Públio Leite, presidente da Cardiotórax.

Publicações relacionadas