Parceria Fieb/Sebrae favorece mil empresas
Coluna Tempo Presente deste domingo, 22

Mil empresas baianas estão ao alcance do programa Sebraetec, por meio de uma parceria do Sebrae-Bahia com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, mediante convênio.
O objetivo anunciado é o da oferta de soluções tecnológicas e de inovação com condições financeiras mais acessíveis, permitindo uma projeção de desenvolvimento de projetos industriais.
Poderão acessar os serviços as micro e pequenas empresas (MPEs) industriais do estado, além de micro e pequenos negócios não industriais formalmente associados a sindicatos integrantes da Fieb.
A parceria prevê investimento total de R$ 10 milhões, tendo entre os principais avanços do convênio, a redução da contrapartida financeira das empresas na contratação dos serviços do Sebraetec, com execução do Senai/Cimatec.
– Costumo dizer que tudo o que fazemos em parceria fazemos mais e melhor – afirma o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, dono de um currículo bem fornido, tendo sido secretário da Indústria e Comércio, entre outros cargos.
Segundo Jorge Khoury, “o Sebraetec já é uma solução consolidada, mas com a participação da Fieb e do Senai/Cimatec, conseguimos elevar ainda mais o nível de qualidade e reduzir o custo para as empresas”.
Já o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, destacou a busca de um modelo capacitado a permitir a ampliação do acesso a soluções tecnológicas a custo mais em conta.
Caso o plano dê certo, a despesa das micro e pequenas poderá cair até três vezes: quem tiver interesse pode procurar as agências do Sebrae ou do Senai ou entrar em contato com a Central de Relacionamento no 0800 570 0800.
Casa na antiga Rodoviária
A Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia entrou no debate estimulado pela Campanha da Fraternidade ao defender moradia para servidores estaduais no antigo prédio da rodoviária, no Iguatemi. Um mês antes de a CNBB lançar oficialmente o tema da quaresma, a entidade já havia protocolado pedido para destinar a área ao Minha Casa Minha Vida Bahia, na modalidade Servidor Público. Com inscrições abertas, formalizou a proposta na inauguração do novo terminal, em Águas Claras, sustentando que a iniciativa alia função social do imóvel à valorização do funcionalismo e ao direito à cidade.
POUCAS & BOAS
Artesãos e artistas de Feira de Santana participam hoje do tradicional projeto Arte na Avenida, a partir das 8h no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas. Com foco no fortalecimento dos empreendedores que fazem parte da rede de comercialização dos pequenos produtores e artesãos da cidade, a partir desta edição a coordenação será da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais (Settdec). Além de Arte na Avenida, fazem parte do evento, os projetos Feira de Antiguidades e Lá na Rua.
Em Barreiras estão disponíveis até amanhã as inscrições gratuitas para os cursos Up Digital Marketing, Up Digital Finanças e Decola MEI, voltados a MEIs e micro e pequenas empresas. A iniciativa é do Sebrae, com encontros realizados ao vivo, pela plataforma da instituição, em horários pré-estabelecidos. As aulas não ficam gravadas e para participar, é necessário que o interessado tenha uma atividade empresarial (ativa), computador ou smartphone conectado à internet.
A Associação Comercial da Bahia (ACB) está com uma pesquisa em andamento com empresários associados para identificar temas prioritários, desafios enfrentados no dia a dia dos negócios, expectativas e principais fatores que impactam o ambiente empresarial. Aberto até amanhã, o trabalho reunirá contribuições que servirão de base para a definição das pautas, debates, iniciativas e ações institucionais da ACB ao longo do de 2026, reforçando uma atuação conectada à realidade do setor produtivo e às necessidades de quem empreende.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
