Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 às 1:09 h | Autor:

Paulo Afonso estreia "Saúde Itinerante"

Coluna Tempo Presente desta quinta-feira, 11

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Paulo Afonso estreia "Saúde Itinerante"
-

O Programa Saúde Itinerante começa uma nova etapa de atendimento a municípios baianos, ao oferecer serviços gratuitos de consulta médica para quem mora em Paulo Afonso, no norte do Estado.

Parceria do Planserv com a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), o programa leva à população paulo-afonsina, dias 16 e 17, das 8h30min às 17 horas, consultórios para atender a população.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A unidade móvel está equipada para os exames preventivos de mama (“mamografia digital" e ultrassonografia da mama); de axilas; de tireoide e transvaginal, tendo por acréscimo, consultas com ginecologista.

Já para os homens, serão oferecidas ultrassonografias de abdômen total, da próstata por via abdominal e da tireoide, eletrocardiograma e consulta com clínico geral.

- O objetivo é aproximar os cuidados da vida real dos nossos beneficiários”, afirma o vice-presidente da Fetrab, Reonei Menezes.

Para o dirigente da entidade estadual, “levar saúde para mais perto de quem precisa faz toda a diferença, especialmente em regiões onde o acesso costuma ser mais difícil”.

Ampliação de acesso - Para o vice-presidente da Fetrab, “fazer o Saúde Itinerante chegar ao interior representa um avanço significativo na ampliação do acesso aos cuidados de saúde dos servidores estaduais".

Os beneficiários do município já podem solicitar inscrição por meio do site www.planserv.agencianobili.com.br; os serviços serão ofertados no Núcleo Territorial de Educação (NTE 24), Rua do Sol, 441–349, Vila Poty.

Novo livro de Daniel Farias

A Livraria midialouca, na rua Fonte do Boi, 81, no Rio Vermelho, recebe no dia 16, às 17h30, a sessão de autógrafos do livro “Tudinho”, terceiro lançamento do ator e poeta Daniel Farias, pela editora Urutau.

A obra reúne poemas escritos entre 2020 e 2025 em torno de conceitos difíceis como “tempo”, “espiritualidade” e “contrastes sociais”, em meio aos afetos e lutos causados pela tristeza da pandemia.

Com mais de 20 anos de carreira, o autor também realizará uma performance ligada à apresentação do livro, utilizando elementos cênicos e interação com o espaço urbano do bairro.

POUCAS & BOAS

‘Corpo d’Água, Corpo em Movimento: Insurgências às margens do Velho Chico’ é o tema do encontro de hoje, no campus III da Uneb, em Juazeiro. Com início às 14h, o evento é organizado pelos acadêmicos do 7º período do curso de Direito da instituição e será focado em diálogos sobre o corpo, território e resistência sob o olhar do direito. O defensor público federal Thales Leal Gomes e os artistas visuais João Amadeu e Carine Buriti farão parte dos debates com alunos e profissionais da área. A entrada é gratuita.

O Natal Iluminado de Senhor do Bonfim terá hoje como atrações da programação cultural apresentações dos alunos da Escola Municipal Oscar Cardoso, do grupo de Ballet Katiane Lima e Cantata da Escola Municipal Olga Campos Menezes. Sempre com início às 19h na Praça Nova do Congresso, os espetáculos seguem até dia 14 com participação de grupos culturais e estabelecimentos de ensino, projetos sociais e grupos musicais. Organizado pela gestão local, o festival valoriza produções que movimentaram a cena cultural ao longo do ano em diferentes linguagens artísticas.

Em Barreiras acontece hoje o encontro para o encerramento festivo das atividades de 2025 da Academia Barreirense de Letras (ABL), com confraternização de final de ano entre seus membros. Com início às 19h30, o evento será na Casa da ABL, no Centro Histórico. Na oportunidade será realizado também o lançamento do livro de poesia bilíngue ‘A cidade antiga’/‘La ville ancienne’, do escritor Antônio de Pádua, com tradução para o francês de Diana Vieira Hilário.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco