Peça debate poder em Shakespeare
Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira, 27
Um enredo improvável, incomum e altamente inusitado convidam a apreciar o invicto teatro de William Shakeaspeare, imune ao decorrer do tempo, unindo dois tiranos na peça MacbethRicardoIII – um tratado de Vilania.
Em cartaz 29, 30 e 31, de quinta a sábado, às 20 horas; e dia primeiro, domingo, às 19 horas; no Cine Teatro Dois de Julho, no Irdeb (Federação), a peça é imprópria para quem tem menos de 18 anos.
O encontro impossível entre os monarcas expõe a escolha de cada consciência humana no relacionamento com projetos de poder, revelando o conflito de quem quer conquistar e manter o controle do mundo contra quem prefere enfrentar as resilientes nobrezas.
Macbeth e Ricardo III se envolvem em confrontos de discursos e práticas, entre forças e fragilidades, tornando assim visíveis as engrenagens da dominação favoráveis aos soberanos.
Em cena, os atores Israel Barretto e Saulus Castro - ambos integrantes do Coletivo DUO - dão corpo e voz a essas figuras históricas e simbólicas, sob a encenação de Rino Carvalho e dramaturgia inédita de Paulo Atto.
-São muitos Macbeths e Ricardos, com indumentárias e discursos aparentemente diferentes, que no fundo possuem terríveis coincidências", destaca o dramaturgo Paulo Atto.
- Macbeth e Ricardo III são dois improváveis reis que tudo destroem, violentam, corrompem para atingir seu objetivo: o poder”, enfatiza Saulus Castro.
Uma possível interpretação do texto é a igualdade de perspectivas embora com diferenciação de métodos e princípios, coincidindo ideologias aparentemente antagônicas.
Respeitem e façam a sua parte na defesa de nossos interesses compartilhados. E, quando isso não ocorrer, estaremos prontos para adotar ações focadas e decisivas que promovam os interesses dos EUA
Nova obra de Vilson
“Correndo certo por linhas tortas” é o novo livro do atleta de rua, advogado e ativista da causa animal (não humano) Luis Vilson Segundo, que escolheu lançar a obra com noite de autógrafos em seu aniversário de 46 anos, em 22 de março. Corredor desde a adolescência, ele cruza a prática de ocupar ruas e avenidas com uma reflexão sobre a vida como metáfora da corrida. Um polo retroalimenta o outro, no ritmo de uma leitura guiada pela liberdade do cotidiano diante das imposições do mundo, propondo menos técnica e mais autossuperação, com pessoas correndo para vencer medos e desejos.
POUCAS & BOAS
- A população de Guarajuba e entorno na orla de Camaçari, terá uma nova unidade descentralizada do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O espaço será inaugurado hoje a partir das 9h, no Shopping Guarajuba Center, distrito de Monte Gordo. No local terão serviços para atender demandas relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à regularização de veículos. A parceria entre a gestão municipal e estadual possibilitou a implantação da unidade, com a expectativa de beneficiar cerca de 150 mil pessoas.
- Em Lençóis a Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos (padroeiro dos mineiros) além dos eventos religiosos até o dia 02 de fevereiro e das festas de rua, tem uma programação esportiva até o dia 30 deste mês. Voltado para pessoas de diferentes idades, a Secretaria de Esporte e Lazer está recebendo inscrições de moradores para participar de jogos de buraco e dominó, wrestling, golzinho de dupla, futevôlei, vôlei de dupla e basquete 3x3. Todos os dias a partir das 15h, no final da avenida Senhor dos Passos.
- A 20ª edição do Yahweh Shammah, Semana da Cultura Gospel de Simões Filho foi aberta no domingo e será encerrada no próximo sábado, na praça da Bíblia. Com acesso gratuito, o evento reúne além de evangélicos e demais admiradores do estilo musical de louvor da cidade, também moradores de municípios vizinhos. Neste ano, o evento traz como tema ‘O Fogo arderá continuamente sobre o altar’, conta com Vila Gourmet e Espaço Kids, com atrações próprias para a criançada.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
