Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 07 de fevereiro de 2026 às 2:14 h | Autor:

Pola Ribeiro divulga Virada Cultural

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

O diretor do Museu de Arte da Bahia, jornalista e ator Pola Ribeiro, anunciou para este final de semana a última rodada da programação de Virada Cultural nos Museus, hoje, e amanhã, com 30 horas de atividades.

Tudo de grátis e planejado para alcançar desde crianças aos idosos mais longevos, a última etapa do festival começa às 10 horas deste sábado e terminando às 18 horas de domingo.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre os espaços divulgados por Pola Ribeiro, onde os artistas vão apresentar seus trabalhos, estão a Sala Curta MAB, o auditório, a Galeria 5, entre outras áreas expositivas do Museu de Arte da Bahia, instalado no Palácio da Vitória.

Um dos destaques do dia hoje é a apresentação do grupo Paroano Sai Milhó, às 15h, na área externa, levando a folia popular para dentro do espaço museológico.

A folia continua amanhã, com foco no público infantil, com o bailinho especial do grupo VillaPumm – Por um mundo melhor, às 14h, reunindo músicas autorais, cirandas, marchinhas e frevos.

Ao longo do dia e da madrugada, oficinas criativas ocupam diferentes ambientes do museu, promovendo experiências que integram corpo, arte e imaginação.

Programação - A programação do fim de semana inclui atividades de recorte e colagem, serigrafia, pintura em cerâmica, dança infantil, biodança, yoga, oficinas sensoriais e práticas artísticas acessíveis.

A Comédia na Madrugada, apresentada por Guga Walla, promete ser um dos pontos altos da Virada Cultural, levando humor para dentro do museu, na madrugada de domingo, da 0h às 3h.

ABRE ASPAS

“[Bolsonaro promoveu] espécie de estupro das contas públicas, uma coisa alucinada. (...) Eles que têm que temer discutir economia com a gente, porque eles não tem argumento para defender o que fizeram”

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, sobre a condução das contas públicas no governo Bolsonaro

CarnaPet em Lauro

O Carnaval também pode ser um espaço de afeto, responsabilidade e convivência — inclusive entre espécies. A proposta do CarnaPet, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, mostra que a folia pode ir além dos trios e blocos tradicionais. Ao reunir cães, gatos e tutores em um ambiente controlado, com vacinação antirrábica e orientações de cuidado, o evento acerta ao associar lazer à saúde pública e ao bem-estar animal. Iniciativas assim reforçam a ideia de cidade plural, onde diversão e consciência caminham juntas, sem deixar de lado quem também faz parte da família: os pets.

POUCAS & BOAS

  • A 27ª edição do Dia de Campo da Sementes Oilema acontece hoje na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da empresa, na localidade de Placas, zona rural de Barreiras. Tradicional na região Oeste e com abrangência no Matopiba, o evento técnico vai abordar temas agronômicos, como manejo de plantas daninhas, bem como a organização da produção, sucessão familiar e as perspectivas de mercado de commodities. A entrada solidária será destinada às APAEs de Luís Eduardo Magalhães (LEM) e Barreiras.
  • Em Vitória da Conquista, o 3º Dia de Campo do Umbu Gigante movimenta hoje, a Fazenda Experimental Pedra Mole, no distrito de Bate Pé. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) o evento reúne autoridades, produtores e acadêmicos para debater práticas de cultivo e pós-cultivo, a produção de mudas, e, principalmente, a importância econômica e ecológica do Umbu. Criada em 2007 em parceria com a Embrapa, a fazenda experimental abriga 800 umbuzeiros, árvore símbolo do semiárido nordestino.
  • Como parte do Calendário Oficial de Eventos e Festas do Município de Guanambi, o 3º Festival de Reisado acontece hoje, a partir das 16h na Praça do Bairro Alto Caiçara. Confirmaram presença 24 Ternos de Reis da cidade e de toda a região. Organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Cecelt) do município, o evento leva o nome de Sebastião Mateus de Souza, um folião que ajudou a preservar a tradição do Reisado na cidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco