Porto da capital amplia embarque de algodão
Confira a coluna Tempo Presente

O Porto de Salvador assumiu a vice-liderança nacional de exportação do algodão brasileiro, saindo de 24,5 mil para quase 55 mil toneladas, quantidade superada apenas pelo Porto de Santos. O feito mereceu menção honrosa por parte da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
E mais: com os investimentos anunciados pelo governo do Estado para ampliação e modernização das docas, a projeção é a de crescimento contínuo do volume de algodão exportado.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, indicando a China como campeã das importações; seguida por Índia, Bangladesh, Paquistão, Turquia e Vietnã.
O desenho geopolítico dos compradores implica pensar o quanto a indústria têxtil da Ásia depende do algodão produzido no oeste da Bahia.
– Com mais de 2,57 milhões de toneladas exportadas entre janeiro e novembro, e já com registros iniciais de dezembro no sistema, o resultado confirma a forte presença do algodão brasileiro no mercado internacional em 2025 – afirma o presidente da Anea, Dawid Wajs.
Acrescentou Dawid Wajs, a expectativa de manter o algodão brasileiro o cetro de maior exportador global da commodity.
Segundo o presidente da Anea, vale lembrar a importância de uma isenção tarifária para explicar o crescimento dos embarques para a Índia, país cuja independência tem o tear como um de seus maiores símbolos.
– Temos muito trabalho ainda pela frente tanto para continuar abrindo novos mercados quanto para manter os que temos, mas, principalmente, para ajudar a conscientizar o consumidor dos benefícios do algodão ante as fibras fósseis – afirma Dawid Wajs.
Aspas
“O que os governos estaduais estão fazendo para combater o crime organizado? Qual foi o governo de estado
que resolveu o problema da criminalidade
comum ou organizada? Nada, nada”
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, na CPI do Crime Organizado
Afrânio Peixoto em debate
O grande baiano Afrânio Peixoto está ao alcance de seus conterrâneos, amanhã, às 14 horas, no II Seminário 100% presencial e transmitido a vivo pelo Youtube @AcademiadeLetrasdaBahia. A iniciativa resulta de um convênio entre a Casa e Memorial Afrânio Peixoto, de Lençóis, e o Centro de Pesquisa de Acervos do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
– Afrânio Peixoto precisa ser lido e estudado, pois seus romances são representações dos nossos espaços e culturas – afirma o presidente da academia baiana, Aleilton Fonseca.
POUCAS & BOAS
Gestores e dirigentes educacionais do Território da Bacia do Rio Grande participaram, ontem, em Barreiras, de uma capacitação sobre o papel do dirigente na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O encontro faz parte da agenda estadual de formação 2025 e reuniu equipes técnicas municipais, membros de unidades executoras, conselheiros e profissionais que atuam diretamente na gestão escolar. Promovida pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais, o evento foi coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o FNDE.
Zoonoses em Mamíferos Marinhos: Uma Revisão das Doenças e Manifestações é o tema do encontro que acontece, hoje, no auditório do Hospital Universitário de Medicina Veterinária, em Cruz das Almas. Com início às 18h, o evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Infectologia e Saúde Única (Gpisoh), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e visa aprofundar a compreensão das doenças zoonóticas que acometem mamíferos marinhos.
Com o tema Estação Veríssimo em homenagem ao escritor Luís Fernando Veríssimo, começará, amanhã, no Campus IX da Uneb, em Barreiras, a Semana de Letras Uneb 2025. Intitulada Pelas paisagens do Nordeste, outras invenções: literatura e intermidialidade na prosa nordestina contemporânea, a palestra de abertura será conduzida por Alan Brasileiro. A programação prosseguirá até sexta-feira, com minicursos, apresentações orais e concurso de poesia.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
