Prêmio destaca educação fiscal
Projeto visa desenvolvimento de uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento do país.
Encerram-se no último dia deste mês, 31, as inscrições para o Prêmio IAF, promovido pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia, bastando aos candidatos preencherem o formulário disponível no endereço www.premioiafeducacaofiscal.org.br.
Neste mesmo endereço, é possível consultar o regulamento do certame voltado para jornalistas e profissionais da área de tecnologia, além de órgãos públicos e empresas privadas.
O prêmio pretende alcançar também escolas e universidades, incluindo as particulares constituídas como pessoas jurídicas, com foco no debate sobre a importância do aproveitamento dos tributos para fins sociais visando ao bem-estar geral.
Para inscrever-se, é preciso ter desenvolvido projeto ou aplicativo voltado para a educação fiscal, como atributo necessário e indispensável de uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento do país.
São R$ 48 mil distribuídos nas categorias escolas, instituições, imprensa e tecnologia, com a seleção de 12 projetos analisados por um júri de profissionais reconhecidamente qualificados para a missão.
Os organizadores do IAF entendem ser a premiação uma boa chance de incentivar a qualidade nos investimentos dos recursos públicos, além do aperfeiçoamento de conhecimentos sobre o tema da educação fiscal.
Serão aceitas as inscrições de projetos em execução até este mês de outubro, destacando-se aqueles capazes de abordar aspectos como os conceitos tributários básicos, a função social da arrecadação, a atuação do fisco da Bahia, combate à sonegação e à corrupção, transparência e qualidade nos investimentos, entre outros itens.
Cursos no setor mineral
A companhia Atlantic Nickel, produtora de níquel sulfetado, criou o programa Alcançar, para promoção de cursos de capacitação de fornecedores no sudoeste e no sul da Bahia. A expectativa é a de ultrapassar o número de 50 empresas beneficiadas em Itagibá, Barra do Rocha, Jequié, Ubatã, Ipiaú e Ilhéus, com projeção de ampliar o alcance em 2023. Os conteudistas da empresa já se preparam para mais trabalho porque o fundo de investimentos controlador da empresa decidiu utilizar o mesmo método para a Mineração Vale Verde, em Arapiraca e Craíbas, em Alagoas.
- Com o programa Alcançar, muito além de gerar empregos, seguimos com a nossa missão de transformar as comunidades que nos recebem”, afirma o diretor de Assuntos Corporativos, Silvio Lima.
POUCAS & BOAS
A programação do 3º Outubro Rosa movimenta hoje a cidade de Porto Seguro a partir das 6h30 com concentração na Praça das Pitangueiras. Com organização da Liga das Corredoras do município e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, o evento conta com diversas atividades, como corrida e aulas de dança. A mobilização visa ampliar a conscientização das mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. Os alimentos arrecados com as inscrições serão doados para instituições com trabalho de apoio à pessoas em vulnerabilidade social.
Com 190 anos de emancipação política, Sento Sé terá hoje a 3ª Volta Ciclística e a 3ª Meia Maratona, com largadas na praça Central às 15h e 16h30, respectivamente. O evento faz uma alusão aos 46 anos da nova cidade, erguida com a construção da barragem em Sobradinho que inundou a antiga sede municipal. A realização é da gerência de Esportes da prefeitura local, que traçou mudanças nos itinerários este ano, dividiu os participantes em diferentes categorias e distribuirá mais de R$ 25 mil entre os primeiros colocados.
Em Valença termina amanhã a Feira Cidadã com a expectativa de somar mais de 7 mil atendimentos de saúde, como exames diversos, consultas oftalmológicas, pequenas cirurgias e procedimentos odontológicos. Promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o evento acontece em uma estrutura montada na Policlínica Regional do Baixo Sul da Bahia para atender moradores desta região e conta também com serviços de cidadania, como emissão de RG e CPF.