Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE

TEMPO PRESENTE

Profissionais da pesca têm acesso à Justiça

Confira a coluna desta sexta-feira, 17

Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes
Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes
Ação internacional sobre desastre do óleo mobiliza pescadores na Boca do Rio
Ação internacional sobre desastre do óleo mobiliza pescadores na Boca do Rio - Foto: Divulgação

Já está funcionando o centro de informações dedicado a orientar profissionais da pesca sobre o “Caso Vazamento de Óleo”, ação coletiva internacional buscando reparação pelo desastre ambiental na costa brasileira em 2019.

O ponto de atendimento funciona na Associação de Pescadores da Boca do Rio e oferece, gratuitamente, esclarecimentos sobre quem pode participar da ação e apoio direto para o cadastramento.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A iniciativa acrescenta o roteiro de uma caravana percorrendo outras comunidades pesqueiras da Bahia, ampliando o alcance das informações a fim de viabilizar o acesso ao processo de reparação.

Para Tomás Mousinho, sócio do escritório Mishcon de Reya, responsável pela ação nas cortes da Inglaterra, a abertura do espaço físico é decisiva para garantir os direitos de milhares de pescadoras e pescadores.

Leia Também:

TEMPO PRESENTE

Franciscanos pedem ajuda na restauração
Franciscanos pedem ajuda na restauração imagem

TEMPO PRESENTE

Icba debate design no museu do Unhão
Icba debate design no museu do Unhão imagem

TEMPO PRESENTE

Alcatrão e álcool dão cânceres na cabeça
Alcatrão e álcool dão cânceres na cabeça imagem

Representando mais de 110 mil profissionais, o presidente da Federação de Pescadores do Estado da Bahia (Fepesba), Aurelino José dos Santos, destaca o fato de o litoral baiano ter sido um dos mais afetados.

Estimativas da Bahia Pesca apontam cerca de 43 mil pescadores e marisqueiras prejudicados apenas entre Conde e Cairu. O desastre atingiu 4.334 quilômetros de costa em 11 estados, prejudicando 870 mil pessoas.

A iniciativa de organizar as multidões para acionar o Judiciário, em busca de reparação, serve como exemplo para uma ação semelhante a ser movida em São Tomé de Paripe, onde a comunidade “viu para crer” os efeitos de poluição.

Até agora, seis meses depois de aparecerem manchas azuis, matando peixes e caranguejos e inviabilizando as belas praias da região, não se sabe o culpado, tampouco como será a indenização de quem não pôde exercer a atividade da pesca.

“Proteger a nossa soberania é uma obrigação que está acima de todos os partidos e todas as tendências. O governo brasileiro não vacilará em seu dever de preservá-la”

Lula, presidente, após os Estados Unidos anunciarem uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros

Angola e Bahia no Pelô

O Pelourinho ferverá em ancestralidade no próximo dia 4. Ao estrear na literatura com O Abraço da Víbora-do-Gabão e Outros Sete Contos mágico-encantados, a pedagoga Carla Pita transforma a celebração de seus 50 anos, na mística Casa do Olodum, em um manifesto de cura e de resistência. Muito além de um simples lançamento, a obra – que inaugura a Editora Irê Afropedagogia – costura a tradição oral dos terreiros com vivências entre Angola e Bahia. É um resgate urgente e necessário que usa a literatura para confrontar o apagamento histórico e reafirmar, com altivez, o poder e a beleza de nossa identidade negra.

POUCAS & BOAS

O evento dançante de retomada do Clube do Choro Nadyr da Matta Pamplona acontece, hoje, 20h, na Associação Barreirense de Cultura e Desportos (ABCD), em Barreiras. O projeto do Instituto São Francisco de Arte e Cultura (Isfac), foi criado em 2015 pela iniciativa do multiartista Mário Sergio Araújo para congregar músicos, cantores e apreciadores do gênero musical. Para o evento desta sexta-feira estão confirmadas as apresentações do Grupo Samba Choro & Poesia, do Samba de Roda de Angola, da Cantora Tatty Lacerda e Grupo Chora Painho.

A abertura Oficial da 36ª edição da ExpoBonfim, movimenta, hoje, o Parque de Exposições de Senhor do Bonfim, a partir das 8h30, com a presença de autoridades locais e convidados, expositores e visitantes. O evento prossegue até domingo com diferentes atrações, palestras e debates sobre a agropecuária local. Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e o Sindicato dos Produtores Rurais do município, tem a expectativa de receber caravanas de diversos municípios do Piemonte Norte do Itapicuru e outros territórios.

Em LEM, o setor cultural está trabalhando na assinatura dos Termos de Execução Cultural (TEC) para formalizar o apoio a projetos selecionados no Ciclo II da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). O repasse de R$ 809.955,02 abrange áreas como audiovisual, artesanato, literatura, teatro, dança e artes visuais e permite que as ideias saiam do papel. O processo inclui a habilitação dos grupos artísticos junto ao Governo Federal e a elaboração do Plano de Aplicação dos Recursos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Vazamento de Óleo

Relacionadas

Mais lidas