Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 18 de October de 2022 às 6:00 h | Autor:

Profissionais de saúde têm ‘Dia das Médicas’

Um show está programado especialmente para as médicas no Yacht Club da Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, 18, em todo o país, terá um viés de gênero em Salvador
Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, 18, em todo o país, terá um viés de gênero em Salvador -

O Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, 18, em todo o país, terá um viés de gênero em Salvador, com um show programado especialmente para as médicas, no Yacht Club da Bahia. O inusitado encontro das profissionais de saúde será animado pela banda do médico Malcolm Montgomery, destacando a alegria da música como uma oportunidade de terapêutica para os efeitos do cotidiano nas clínicas e hospitais.

A passagem do ‘Dia das Médicas’ coincide com um momento de expansão em Salvador da rede de estabelecimentos voltados para um maior número de especialidades médicas e procedimentos. Entre os exemplos, também como parte das comemorações, está a inauguração de uma nova clínica em homenagem ao legado do professor universitário e cientista Elsimar Coutinho, uma das vítimas da gestão da pandemia no país.

A Clínica Elsimar Coutinho (CEC) terá toda sua estrutura localizada no 29º. andar do Edifício Vitraux, localizado na Avenida Garibaldi, ligando o bairro do Rio Vermelho à Avenida Vasco da Gama. A localização visa facilitar o acesso dos clientes ao edifício de alto padrão, com 156 metros de altura e desenho arquitetônico diferenciado devido às fachadas todas elas envidraçadas.

A ideia é acrescentar ao legado de 50 anos de pesquisas com destaque para o planejamento familiar, um atendimento capaz de ampliar o alcance, beneficiando um maior número de soteropolitanos.

Semana Nacional do Livro

O pensador baiano Taurino Araújo comandará colóquio de abertura da III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Itabuna, promovida pela Universidade Federal do Sul da Bahia, entre os dias 24 e 27/10.

Caravana Indígena

Com uma Aula Pública em Teixeira de Freitas, ontem pela manhã, foi encerrada a primeira Caravana Intercultural Indígena, organizada pela Associação dos Docentes da UNEB (Aduneb) e pelo Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural da Temática Indígena (Cepiti – Campus da UNEB de Teixeira de Freitas), com apoio de 30 entidades. Cerca de 50 integrantes da caravana, que partiu de Salvador na sexta-feira (14), visitaram e conversaram com os Pataxó no Vale do Cahy, passaram pela TI (Terra Indígena) Comexatibá e na TI Barra Velha, bem como estiveram aos pés do Monte Pascoal. A iniciativa inédita começou a ser planejada depois da morte do adolescente Gustavo Conceição da Silva, 14 anos, no início de setembro, evidenciando o conflito agrário existente na região.

Belezas da mata

Quem aprecia as belezas dos sons e cores da natureza, a cada dia mais difíceis de contemplar, devido ao desmatamento incontrolado, tem até hoje para visitar a exposição “Floresta Sempre Viva”. São fotos, amostras de cheiros aproximados aos encontrados nas matas, vídeos e áudios de espécimes da fauna e da flora, além de representações dos cursos d’água captados em algumas das últimas áreas de conservação da Bahia. A expo com o exclusivo material audiovisual trazendo aspectos do mundo natural está na Praça Mãe Menininha do Gantois, terceiro pavimento do Shopping da Bahia, no bairro do Iguatemi.

Grande parte da amostra traz representações captadas no Litoral Norte e no Agreste Baiano, com destaque para a Reserva Particular do Patrimônio Natural Lontra, com quase 1.400 hectares de mata nativa. Mais de 8 mil visitantes já assinaram os livros de presença da exposição produzida por uma equipe de especialistas formada por Igor Macedo, Gleison Rezende, Lucas Passos, Emer Paz e Uendel Galter.

Será hoje também a última chance de admirar painéis com imagens de aves raras captadas pelas lentes dos equipamentos do fotógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ronaldo Lopes Oliveira. O acervo é emprestado pelo Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com registros de pegadas de animais monitorados nas áreas de conservação da Bracell na Bahia.

POUCAS & BOAS

Termina hoje, em Biritinga, o projeto Cine Equinox, com exibição gratuita de filmes, principalmente voltados para crianças, adolescentes e jovens estudantes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco