Programa beneficia produção de níquel
A Atlantic Nickel, uma das principais produtoras de níquel do país, lançou o Programa Alcançar, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o objetivo de ampliar a qualificação do trabalho de fornecedores instalados na região da Mina Santa Rita, em Itagibá, no Sul do País.
O Alcançar contempla as etapas de mapeamento, seleção e oferta de capacitação a 50 empresas locais, como forma de melhorar o desempenho da mão de obra recrutada pelo capital da mineração, com perspectiva de ampliar as margens de lucro.
Os cursos de capacitação começam este mês e apresentam como conteúdo programático as atualizações em gestão financeira e de pessoas, políticas de segurança e meio ambiente, entre outros aspectos.
-Esse tipo de ação realizada pela Atlantic Nickel é o exemplo de ação da realizada pelas mineradoras modernas e atuantes, principalmente da Bahia", disse o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).
Certificação - Ao final do curso, receberão certificação as empresas cumpridoras dos critérios de requisitos de assiduidade, execução de planos de ação e avaliação dos conteúdos aprendidos.
A abertura de novos postos de trabalho pode absorver parte do pessoal envolvido no plano de capacitação, considerando ainda o fato de o ordenado médio no setor ser mais atraente em relação ao mercado de negócios agrícolas e ao comércio.
A mineração baiana precisa dos cuidados com a formação de fornecedores em uma atividade econômica altamente especializada cuja dependência da demanda de mão de obra é proporcional ao seu crescimento.
Isso que o WhatsApp está fazendo no mundo todo, sem problema. Agora, abrir uma excepcionalidade para o Brasil, isso é inadmissível, inaceitável, e não vai ser cumprido
Mais energia renovável
A Braskem fechou um contrato de compra de energia eólica com a EDF Renewables do Brasil, instalada no Sudoeste da Bahia com a proposta de fornecimento com perfil renovável. De acordo com o novo acordo firmado, a petroquímica poderá obter energia chamada “limpa” por 20 anos, a partir de 2024, considerando a iniciativa necessária num contexto de redução de emissão de gases de efeito estufa de cerca de 700 mil toneladas de gás carbônico. Trata-se do quinto contrato de energia renovável de origem eólica ou solar de longo prazo, confirmado pela Braskem com este objetivo, resultando em planejamento do calendário de redução de emissões até 2050, embora a urgência possa demandar mais pressa.
POUCAS & BOAS
A Procissão do Senhor Morto pelas ruas centenárias de Lençóis marcou a Sexta-feira da Paixão na cidade. O evento fez parte da programação aberta com a Procissão do Encontro na quarta-feira e contou ainda com a Lamentação das Almas, eventos tradicionais na comunidade regional. Com participação da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis, organização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da Secretaria Municipal de Cultura, as manifestações religiosas de cunho popular atraíram moradores e visitantes.
A 17ª edição da Caminhada da Luz acontece hoje em Jacobina, reunindo devotos da cidade e municípios vizinhos, após a missa das 19h na igreja de Santo Antônio. O evento se caracteriza pela fé dos participantes e a beleza cênica, pois eles sobem uma trilha até o alto da Serra do Cruzeiro com velas acesas, comemorando a ressurreição de Jesus Cristo.
‘50 Poetas e uma paixão’ é o tema do evento virtual que lança hoje a Antologia Poética Médio Sudoeste Baiano. A obra faz parte da coleção Bardos Baianos, com trabalhos semelhantes desenvolvidos em diferentes territórios de identidade no estado. Com início às 19h, a transmissão será pelo canal da Editora Cogito, no YouTube.
Termina hoje com show da banda Kidueto a 4ª edição do Páscoa no Parque, feira temática que desde quarta-feira movimenta o parque Geraldo Rocha em Barreiras. Durante todo evento a II Mostra Gastronômica de Pescado teve programação à parte na Vila dos Sabores e hoje a principal aposta é a comercialização de chocolates caseiros e artesanato.