Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 às 8:12 h | Autor:

Projeto visa proteger mangue em Candeias

Alunos de Candeias plantam 750 mudas e retiram resíduos de manguezais

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Proteção do manguezal
Proteção do manguezal -

Conservar manguezais, estes santuários ecológicos onde a lama da vida mistura água do mar e dos rios, é uma das principais missões para proteção do planeta, tendo por mais recente referência o Projeto Recife das Pinaúnas, em Candeias.

Além do efeito benfazejo na proteção do manguezal, a juventude do distrito de Passé torna-se protagonista no ativismo ambiental por meio do Movimento Replantio.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Participam da nova etapa, 140 estudantes e docentes das turmas do quinto ao nono ano do ensino médio das escolas municipais candeenses Castro Alves e Albertina Dias Coelho.

A ação coletiva juvenil resultou no plantio de um total de 750 mudas de espécies de fácil adaptação ao manguezal, beneficiando o meio ambiente com a remoção de meia tonelada de resíduos.

– A ação despertou consciência sobre como a degradação ambiental afeta diretamente a comunidade, inclusive na disponibilidade de mariscos e peixes, e evidenciou a importância de formar jovens multiplicadores de consciência ambiental – diz a professora Miralva da Silva, da Escola Castro Alves.

– O envolvimento direto dos moradores fortalece os vínculos com o território e mostra que a conservação dos manguezais depende da participação de todos – acrescenta Deusdélia Andrade, educadora ambiental e responsável pelo Recife das Pinaúnas.

Antes de chegar a Candeias, o Projeto Recife das Pinaúnas já havia sido realizado em São Francisco do Conde e Madre de Deus, envolvendo alunos de quatro escolas públicas, duas em cada um dos municípios.

Somando as três etapas realizadas até agora, aproximadamente 400 pessoas participaram das atividades, mais de 1,7 tonelada de resíduos foi retirada e 2.200 mudas de mangue foram plantadas.

Pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos (...) Com todo respeito que tenho ao Congresso, na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei
Lula - presidente, sobre a aprovação no Congresso da redução de penas de envolvidos na trama golpista

Verdi no Queimadinho

O Parque do Queimado, no “Queimadinho”, próximo à Lapinha, no bairro da Liberdade, recebe hoje, às 19h, e amanhã, às 15h, a ópera Falstaff, de Giuseppe Verdi.

A apresentação gratuita leva música clássica a trabalhadores e trabalhadoras com pouco acesso à chamada “alta cultura”, por iniciativa do Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá).

O espetáculo reúne jovens músicos de bairros populares, com instrumentos como trombones, flautas, trompetes, clarinetes, oboés e fagotes, evidenciando talentos formados e incentivados pelo projeto de inclusão musical.

Leia Também:

POUCAS & BOAS

O plantio de 1.500 mudas de árvores nativas do Cerrado movimentou ontem membros e colaboradores da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), do Instituto Aiba (IAiba), em Luís Eduardo Magalhães. A ação teve como objetivo principal o cumprimento da meta de plantio de 35 mil mudas de árvores do Cerrado, assumida em 2025 durante as comemorações pelos 35 anos da entidade. A iniciativa serviu para a promoção da consciência ambiental e fortalecimento da integração entre a juventude, o agro e o cuidado com o meio ambiente.

‘Oficinas Macrocósmicas’ é o tema do projeto que será desenvolvido hoje no Conjunto Feira 6, com participação gratuita. O processo será coordenado pelo artista visual afro-indígena da etnia Tuxá e coordenador do Coletivo Ateliê Artes Macrocósmicas, Jeykson Araújo. Na oportunidade ele ensinará técnicas de tinta acrílica sobre tela, utilizando como tema símbolos e grafismos Afro-Indígenas. Com início às 15h, no evento serão expostos trabalhos realizados em oficina desenvolvida no mês de novembro.

A campanha ‘Natal Solidário’, realizada desde 2019 pela Biblioteca do campus III da Universidade Estadual de Bahia (Uneb), em Juazeiro, termina hoje com arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e fraldas geriátricas. As doações serão direcionadas ao Lar de Idosos São Vicente de Paulo. Nos primeiros seis anos da campanha, organizada pela equipe que atua na biblioteca, mais de 600 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco