Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado segunda-feira, 17 de abril de 2023 às 22:27 h • Atualizada em 17/04/2023 às 22:50 | Autor:

PSB entra no namoro com Carlos Muniz

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
José Trindade teria comparecido num evento de comemoração do aniversário do vereador Carlos Muniz
José Trindade teria comparecido num evento de comemoração do aniversário do vereador Carlos Muniz -

Além de ser cortejado por partidos como o PL, Cidadania, Solidariedade e PSDB, dentre outros, uma nova agremiação passou a “xavecar” o vereador Carlos Muniz, atual presidente da Câmara Municipal de Salvador, líder de um bloco que pode chegar a 8 parlamentares. Muniz teve o aval do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para se desfiliar do PTB e por isso passou a ser convidado por partidos tanto da base de Bruno Reis quanto da oposição. O ex-presidente da Casa e atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, não esconde a vontade de ter Muniz ao seu lado no MDB. O PL, de João Roma idem.

Em entrevista concedida ao site Política Livre nessa segunda-feira, 17, a deputada federal Lidice da Mata falou que o PSB teria três nomes para concorrer à prefeitura de Salvador no ano que vem: citou o próprio nome, além de José Trindade, presidente da CONDER e o do vereador Silvio Humberto.

Segundo apurou A Tarde, visando dar maior musculatura ao PSB, José Trindade teria comparecido num evento de comemoração do aniversário do vereador Carlos Muniz, nesta segunda e teria feito o convite pessoalmente ao presidente da Casa.

“De fato estive hoje na Câmara Municipal para dar um abraço no meu amigo Muniz e sugeri que ele avaliasse da possibilidade de fazer parte do nosso partido. Ficamos de agendar uma conversa, que contaria com os demais integrantes do PSB. Muniz é um excelente vereador, com quem sempre mantive uma ótima relação. Seria uma honra ter ele nos quadros do PSB. Qual partido não gostaria de ter em seus quadros um vereador da envergadura política de Muniz?”, questionou Trindade.

Nova parceria visa exportar chocolate

O salto da produção de chocolate voltado para o consumo interno para uma nova etapa virá com o projeto de exportação beneficiando as cooperativas da agricultura familiar, ao favorecer os bons negócios com os chocolates da Bahia.

Este é o planejamento anunciado pelo Centro Público da Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, responsável por uma das políticas públicas prioritárias do governo do Estado, devido ao alcance social e reeducação dos produtores.

Como numa pedagogia de alternância, o empreendimento pode combinar a parte prática já em desenvolvimento com a oferta de novos conteúdos estratégicos a serem assimilados pelos cooperados, desta vez com a parceria da Universidade Salvador.

De acordo com o presidente do Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais (Neri) da Unifacs, Henrique Campos, mesmo sendo a maior exportadora de cacau do Brasil, a Bahia precisa criar as condições materiais para viabilizar a conquista do mercado exterior por seu apreciadíssimo chocolate.

O doutor em Ciências Sociais propõe a criação de um consórcio de produtores a fim de diluir os custos fixos e operacionais da logística internacional como frete, seguro, armazenamento e agenciamento comercial.

O projeto de exportação pretende apoiar empreendimentos da agricultura familiar e cooperativas comprometidas com a garantia da qualidade dos produtos e condições dignas de trabalho.

O acesso ao mercado global requer adequação a exigências de conformidade internacional e até mesmo de selos para certificação de produtos em países dispostos a pagar um preço maior pelas delícias made in Bahia.

Cultura indígena

Manifestações culturais dos povos Maracá, Fulni-ô, Kariri Xocó e Fulkaxó compõem a mostra “Seres terrestres em conexão com a sua divina existência”, aberta ao público, com acesso gratuito, durante todo este mês de abril. O trabalho de organização do acervo é da equipe do Centro de Estudos dos Povos Afro-índio Americanos (Cepaia) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras da Uneb. A exposição ficará aberta até o final de abril, mas apenas às sextas, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 16 horas, na Rua do Passo, número 4, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.

POUCAS & BOAS

- O Abril Indígena Anjuká será encerrado hoje no auditório II do Módulo I da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com início às 8h30. A mesa ‘Identidade e resistência Indígena na Uefs’ reúnirá Cristiano Cardoso, Patrícia Navarro e Cris Truká, com mediação de Norma Lúcia de Almeida. Com a proposta de aproximar a comunidade universitária dos assuntos relacionados aos povos originários, a programação foi aberta dia 04 de abril com atividades coordenadas pelo Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste - Anjuká/Uefs, com uma diversidade de mesas de debate, intervenções poéticas e apresentações do Toré.

- O livro ‘Antologia Poética Bacia do Jacuípe’ será lançado hoje em evento virtual a partir das 19h no canal do Youtube da Cogito Editora. A obra é a décima a ser entregue da coleção Bardos Baianos que soma 27 livros, com organização de Ivan de Almeida e Simone Soares. A articulação geral é de Lísias Azevedo, a coordenação territorial de Herick Rios, e a articulação teritorial de Adna Santos e Lucilene Maciel. Com poesias de 50 poetas nativos ou que moram no território do Jacuípe, o livro faz uma homenagem ao poeta capim-grossense Gutemberg Nunes Marques, em texto assinado por Nanal Vilas Boas. A foto da capa é de Ueslaine Sousa.

- Em Barreiras uma audiência pública sobre Violência nas Escolas movimenta hoje a partir das 8h, o auditório da Câmara de Vereadores. A organização é da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Poder Legislativo em parceria com a presidência da Casa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco