Seabra celebra êxito de projeto da Uneb | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Seabra celebra êxito de projeto da Uneb

Publicado sábado, 30 de abril de 2022 às 06:01 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
O trabalho a ser encerrado durou 18 meses, com a participação de alunos selecionados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
O trabalho a ser encerrado durou 18 meses, com a participação de alunos selecionados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) -

A comunidade acadêmica do município de Seabra, na Chapada Diamantina, celebra hoje com uma palestra da professora doutora Carla Liane Nascimento, o êxito do Projeto Literatura afro-brasileira, voltado para estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental.

A pesquisadora de gênero vai abordar a questão do "feminismo negro e estudos decoloniais", tomando por pressuposto a importância de privilegiar a literatura dos povos colonizados, anteriormente tida como menor, com o reconhecimento reduzido dos autores, tratados por "periféricos".

O trabalho a ser encerrado durou 18 meses, com a participação de alunos selecionados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dedicando-se a oficinas realizadas nos colégios Amilar Evangelista e Jorge Amado.

Os estudos privilegiam no atual momento os povos colonizados da América Latina, unindo a proposta do projeto à prática cotidiana, graças à valorização da literatura afro-brasileira rompendo com um longo processo no qual eram ignorados os textos relacionados às manifestações culturais verificadas nos territórios ocupados pelos invasores de origem europeia, entre as quais o Brasil.

Videoconferência - A videoconferência começa às 10 horas, no Canal Universidade da Gente, no YouTube, acessível no endereço https://youtu.be/e5kIurBCmHM ou, utilizando-se o buscador google com palavras-chave referentes ao projeto.

A produção dos conteúdos visando ao melhor proveito dos estudantes foi coordenado por equipe de professores do campus 23 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), entre os quais Gildeci Leite, articulista de A TARDE.

“[Há a ameaça] da manipulação religiosa, protagonizada tanto por políticos como por alguns religiosos, que coloca em prática um projeto de poder sem afinidade com os valores do Evangelho de Jesus Cristo”

CNBB, na mensagem ao povo brasileiro, divulgada em razão da 59ª Assembleia Geral da instituição  católica

Eteno renovável

O aumento da produção de resinas plásticas a partir de fonte renovável é o resultado esperado da parceria entre a Braskem, líder de mercado e pioneira no setor, e a Lummus Technology, referência mundial em soluções com esta proposta ecológica. O objetivo é licenciar internacionalmente a tecnologia utilizada na produção de eteno renovável da Braskem, utilizando-se os esforços para uma economia circular de carbono neutro. A direção da empresa do Pólo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, anunciou a meta de produzir 1 milhão de toneladas de polietileno conhecido por “I’m green”. O investimento no chamado “eterno verde” vai reduzir o índice de carbono disperso na atmosfera, segundo expectativa dos idealizadores do projeto.

POUCAS & BOAS

A terceira edição do Cicloturismo de Jacobina movimenta hoje a região Chapada Norte com percurso de 57 km (ida e volta) para a bucólica Vila de Itaitu. A largada será às 8h30 na praça da Matriz, sede do município, com trajeto para a vila, conhecida como paraíso ecológico. No percurso os participantes terão carro de apoio e pontos de hidratação. Com expectativa de reunir mais de 3 mil ciclistas de diversas regiões do Brasil, na vila acontecem uma feira de artesanato e apresentações musicais com envolvimento dos moradores da localidade. Amanhã o trajeto será de 30 km, acompanhado por grupos culturais de música e Marujada. O encerramento das atividades terá show de Canindé, no Fiesta Park Hotel.

Começam hoje em Ibotirama as apresentações da Família do Circo Muamba, na praça do Coreto. Com parceria da rede de Teatro do Velho Chico e apoio cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer local, o encerramento do projeto será amanhã, sempre com início às 19h30.

Professor da Ufob, doutor em Geografia, Evanildo Cardoso é o convidado de hoje do evento virtual ‘Mudanças Climáticas no Século XXI’. Ele debate o assunto a partir das 18h no canal da professora e escritora Ananda Lima, no Youtube. Com espaço para divulgação de iniciativas voltadas para educação, cultura e filantropia, o programa também abordará neste sábado e nas próximas edições, a campanha deflagrada pela Academia Barreirense de Letras (ABL) com a finalidade de inaugurar sua primeira sede em maio, quando completa 17 anos de criação.

Publicações relacionadas