Seabra debate saúde da população negra
Confira a coluna Tempo Presente desta quinta-feira
Agentes comunitários, profissionais de saúde, estudantes, lideranças de movimentos sociais e cidadania geral estão convidados para o 1º. Seminário sobre Saúde da População Negra da Bahia de Seabra.
Negligenciada pelos gestores, pretas e pretos seguem com maior dificuldade de acesso à informação preventiva e aos médicos, notadamente no ramo lucrativo desta atividade econômica.
Segundo os organizadores, o objetivo é debater sobre os impactos socioculturais, historicamente comprovados, que interferem negativamente na vida e no bem-estar dos descendentes de escravizados.
Hoje, no primeiro dia do seminário, está programado um recital de poesia, entre outras manifestações culturais envolvendo diversas linguagens artísticas, no período entre 19 e 22 horas.
No segundo dia, amanhã, 7, sexta-feira, às 10h45, acontece o debate principal promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Seabra, com a participação do professor doutor Gildeci de Oliveira Leite (UNEB) e a psicóloga Maridete Barbosa.
O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Reparação Racial de Seabra, Universidade do Estado da Bahia, Instituto Federal de Educação e organização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Seabra.
Localizada ao meio-fio da rodovia BR-424, Seabra é diversificada etnicamente com grande representação negra em suas comunidades quilombolas.
Como está localizada a meio de caminho de todos os municípios da Chapada Diamantina, acolheu pretos desde as primeiras invasões paramilitares de famílias sudestinas, no século XIX.
“O Ministério do Trabalho está pronto para fiscalizar. Aqueles poucos, ou muitos, não sei, que pagam menores salários para mulheres
só pelo fato de serem mulheres vão ter a penalidade da lei”
simone tebet,ministra do Planejamento, sobre a lei da igualdade salarial sancionada esta semana
Petrobras em debate na CMS
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) realiza hoje às 9h audiência pública abordando os atuais rumos da Petrobras e a greve ocorrida em 1983, que paralisou as duas principais refinarias do país: Paulínia (Replan), em São Paulo, e a Landulpho Alves (Rlam). Convocada pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e pautada pela Associação Brasileira dos Anistiados Políticos do Sistema Petrobras e demais Empresas Estatais (Abraspet), a audiência vai debater a necessidade da defesa da Petrobrás como um patrimônio brasileiro e sua importância para a soberania e para o desenvolvimento econômico e social do País.
POUCAS & BOAS
A primeira edição da Feira Literária Internacional de Serrinha (Felis) será lançada hoje, às 19h, no auditório do Campus XI da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Com o tema ‘Caminhos da liberdade: o protagonismo feminino e popular e as liberdades contemporâneas’, a feira conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação (SEC) e Secretaria de Cultura (SecultBa), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), da Prefeitura Municipal de Serrinha e do Sebrae.
Com foco em ações locais produzidas em múltiplas linguagens de interesse coletivo e popular, premiando propostas de atividades artísticas culturais e formativas e contribuindo para fortalecer movimentos e manifestações culturais no território, o projeto Cultura.REC tem inscrições abertas até o dia 10 de julho. Iniciativa do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) em parceria com a Bracell, o segundo edital de premiação contempla jovens entre 15 e 29 anos de Santo Amaro da Purificação, São Sebastião do Passé e seus distritos, no Recôncavo Baiano. Serão selecionadas 10 propostas com orçamento de R$ 8 mil para cada projeto.
Na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Materno-Infantil dr Joaquim Sampaio, em Ilhéus, ainda repercute a inserção da mais nova modalidade de terapia para os recém nascidos, através de banho de Ofurô. Com monitoramento de uma equipe multidisciplinar, a técnica milenar de relaxamento melhora a qualidade de vida da criança, facilitando o seu desenvolvimento.