Seminário na Alba vai debater meio ambiente
Coluna Tempo Presente desta sexta-feira, 17

Uma boa oportunidade de debater métodos eficientes de proteção ambiental vem aí, no dia 23, no seminário “Crise climática e direitos da natureza: desafios para o bem viver”.
Durante o encontro, será apresentada aos participantes uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado da Bahia, ressaltando os “direitos da natureza”, ao defender como meta o “bom convívio entre as espécies”.
A atividade é organizada por quatro instituições peso-pesado em prol da cidadania; Comissão Pastoral da Terra; Conselho Pastoral dos Pescadores; Conselho Indigenista Missionário e Cáritas Brasileira.
O encontro gratuito está marcado para a sala das comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), destacando-se o empenho do deputado Marcelino Galo.
Trata-se de mais um esforço com o objetivo de buscar meios de enfrentamento do “negacionismo” produzido por redes conservadoras de internet, ligadas a seitas e grupos clandestinos de extrema-direita.
De acordo com os organizadores, o seminário vai servir para escuta qualificada de lideranças comunitárias sobre a crise do clima e as projeções de como poderão as intempéries afetar localidades até então desprotegidas.
Para se ter uma ideia de o quanto a mentalidade média brasileira não surpreende quando o assunto é desequilíbrio climático, três entre cada quatro entrevistados pelo Instituto Datafolha desconhecem os perigos.
O resultado pode ser verificado no total descaso, ao lidarem com a natureza, os donos das motosserras, destruindo a vegetação, quando a necessidade de plantio de árvores deveria prevalecer.
BNDES em Salvador
Salvador sediará no dia 22 o seminário “BNDES Mais perto de você”, contando com a presença de representantes do banco para esclarecer dúvidas e apresentar opções acessíveis de financiamento a micro, pequenos e médios empresários baianos.
Serão oferecidas linhas de crédito para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, acesso a garantias e outras, visando prover condições materiais para trabalho e produção.
Neste ano, o BNDES já aprovou R$ 1,4 bilhão em crédito para MPMEs em 290 dos 417 municípios da Bahia, atingindo 70% dos municípios do Estado.
POUCAS & BOAS
A Cúpula Global para uma Transição Agrícola Justa (JAT Summit) chega hoje em Pintadas, no semiárido baiano, com representantes do Brasil e exterior. Participam lideranças indígenas, agricultores familiares, ativistas e especialistas para debater caminhos para uma agricultura regenerativa, capaz de restaurar solos, valorizar saberes tradicionais e garantir justiça alimentar e climática. Realizado por organizações como a Huairou Commission e a Oxfam Novib, a programação do evento foi aberta em Salvador no dia 14 de outubro e termina amanhã em Pintadas.
A 7ª edição do Congresso de Extensão (Conex) e a 4ª edição do Fórum de Cultura da Universidade Federal do Sul da Bahia tem cerimônia de abertura hoje no Campus Jorge Amado, em Ilhéus/Itabuna com representantes de comunidades tradicionais. A programação prossegue até o dia 24 de outubro com eventos também nos campi de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O evento conta com oficinas de autocuidado, dança afro, astronomia, capoeira, bem como lançamentos de e-books e apresentações artísticas.
A Rota Sales Barbosa estará em clima de poesia a partir das 8h30 de amanhã, como parte da 5ª edição do Festival da Primavera da Rua do Meio, que engloba também a rua Marechal Deodoro e adjacências, no Centro Histórico de Feira de Santana. O evento foi aberto ontem e termina amanhã, com organização central do Museu a Céu Aberto Sales Barbosa (Masb). O festival contará com desfile de modas, música, pinturas e arte em mosaicos, em homenagem à estação, aos poetas e à poesia.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.