Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 às 2:54 h | Autor:

Senac oferece cursos em cinco cidades-polo

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Senac oferece cursos em cinco cidades-polo
-

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Bahia) abriu inscrições para formação de mão de obra especializada com vistas ao aproveitamento em empresas sediadas preferencialmente em cidades do interior da Bahia.

Distribuídas nas unidades do Senac de Camaçari, Alagoinhas, Porto Seguro, Amargosa e Irecê, as vagas visam oferecer força de trabalho a partir do conhecimento assimilado em cursos técnicos profissionalizantes.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre as opções ofertadas, destacam-se Enfermagem, Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Administração.

A escolha teve como critérios a capacidade de atraírem, em acréscimos estudantes de municípios vizinhos; e o perfil dos cursos foi baseado na busca de áreas estratégicas para o desenvolvimento regional e inserção no mercado.

A primeira aula está prevista para março, e cada unidade do Senac terá seu calendário próprio, com variações de datas, turnos, modalidades e cargas horárias, a depender de suas necessidades.

Mas atenção: nem todo curso será contemplado pelo Programa Senac de Gratuidade, portanto, quem estiver monetariamente desprevenido deve atentar para este detalhe antes de solicitar a matrícula.

Oferta de bolsas - Outra opção para quem está na pindaíba (anzol curto, do tupi) é a de tentar uma bolsa integral, destinada a pessoas com renda familiar por cabeça de até dois salários mínimos.

A programação completa dos cursos oferecidos pelo Senac, neste primeiro semestre da temporada 2026, pode ser conhecida no endereço www.ba.senac.br/tecnicos

ABRE ASPAS

“Até eu tenho medo de me deparar com o ICE [serviço de imigração dos EUA]. (...) E agora não sei se conseguiria fazer isso [reagir ao autoritarismo e injustiça], porque esses caras podem matar, como vimos”

Wagner Moura, ator, sobre o medo da comunidade latina diante de ações truculentas de antes do ICE

Vilarinho lança novo livro

Carlos Vilarinho lança Sindicato das Letras Bêbadas, sétimo volume de sua coleção, disponível por encomenda direta ao autor pelo e-mail [email protected]. Ambientado no bairro de Cosme de Farias, a partir da fictícia rua do Canil, o livro reúne personagens “sindicalistas da cachaça”, mestres na arte da fofoca e na defesa irrestrita de dizer o que pensam sobre a vida alheia. Entre humor ácido e crítica social, a narrativa dialoga com tensões contemporâneas ao retratar o assassinato de um cachorro em um banho de água quente, episódio que provoca comoção, revolta e expõe a face cruel da banalização da violência.

POUCAS & BOAS

  • ‘La Pointe Courte’ é o filme produzido na França que tem exibição, hoje, dentro da programação do Cine Cuca de Verão 2026, na cidade de Feira de Santana. A iniciativa é do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) que está em seu segundo ano com programação de títulos clássicos do cinema mundial, exibidos no Teatro Universitário do Cuca. As sessões acontecem sempre às sextas-feiras, com início às 15h30, com entrada gratuita.
  • Ainda em Feira de Santana, a exposição ‘Planeta Algas: Sem elas, a Terra não seria possível!’, está aberta para visitação até 27 de fevereiro, no Hall da Biblioteca Central Julieta Carteado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Iniciativa do projeto Divulgação com Consciência, que é dedicado à popularização da ciência e vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas, a exposição conta com o apoio da Proex/Uefs e das agências de fomento CNPq, Capes e Fapesb. Com entrada gratuita, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre às 8h e às 21h.
  • O Centro de Convivência de Itaetê recebe, hoje, a chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), como parte necessária para a execução do programa no município. O foco é a participação de produtores e fornecedores no processo de aquisição dos alimentos destinados à merenda escolar, assegurando critérios técnicos e transparência. A adesão garante a oferta de refeições adequadas à comunidade escolar, com impacto na geração de renda e empregos do município.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco