Senhor dos Passos movimenta Lençóis
Prefeitura de Lençóis investiu em artistas e bandas de maior poder de atração de turistas

Uma das mais populares e antigas festas baianas, dedicada ao Senhor dos Passos, vai movimentar Lençóis, principal município da Chapada Diamantina, com uma mistura de manifestações culturais locais com shows de famosos.
Realizada desde 1852 pelos garimpeiros, categoria de trabalhadores devota ao Senhor dos Passos, a festa começa dia 23 e segue até 2 de fevereiro, com a procissão na qual a imagem da divindade é cultuada por lençoenses e turistas.
Durante os shows, no período de 28 a 31 de janeiro, entre as atrações locais, a Banda Zion volta a destacar-se, faltando apenas a confirmação de integrantes da formação original, como os irmãos professor Beto e Jair Roots, além do baterista Fininho.
– Seguindo a tendência de outras festas, e até do Carnaval de Salvador, esta edição terá uma maior participação, pois a pandemia está mais controlada e permitiu investimentos se comparados ao ano passado – afirmou a pedagoga Renata Leandro, pesquisadora em Cultura e Sociedade pela Ufba, com mestrado dedicado ao perfil da festa.
Os folguedos tradicionais como marujada, reizada e ternos de reis, fortalecidos com a aquisição de instrumentos e indumentárias, pela Lei Aldir Blanc, vão acontecer durante as noites de novena.
A prefeitura de Lençóis investiu em artistas e bandas de maior poder de atração de turistas, como Xandy, Harmonia do Samba, Ygor Kanário, entre outros, favorecendo à movimentação financeira dos mais de 100 meios de hospedagem do município.
No orçamento, não foi preciso, como sempre, maior investimento em cenários, uma vez ser a própria Cidade-Patrimônio e sua natureza exuberante fornecedores de beleza indescritível como local dionisíaco onde vão esbaldar-se milhares de pessoas.
“A resposta aos atos criminosos passa também por difundir a mensagem de que esta Suprema Corte, assim como a defesa que a instituição faz da democracia e do estado de direito, segue inabalável”
Rosa Weber, presidenta do STF, sobre atos de golpistas que invadiram sedes dos três Poderes no dia 8 de janeiro
Liderança energética da BA
A geração de energia por captação de vento terá mais 190 parques na Bahia, alguns deles já em início de construção para somar-se aos 48 já em operação no estado.
A Bahia mantém a liderança na geração de energia eólica (31,94% de todo o País), destacando-se também na energia solar, com 27,82% da geração nacional.
Os dados confiáveis são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), apontando também para o primeiro lugar dos leilões de energia, incluindo todos os empreendimentos.
No primeiro mês do ano, os parques eólicos baianos respondem por 1,3 gigawatts em potência instalada, com números em escalada desde a inauguração da série de equipamentos em 2012.
POUCAS & BOAS
- Natural de Iguaí, na região Sudoeste da Bahia, o poeta e escritor Cacau Novaes lança amanhã seu livro ‘Marádida: uma luz no fim do túnel’, às 18h30 no Confraria do França, Rio Vermelho. Editado pela Mondrongo, o livro comemora os 20 anos da primeira publicação, quando foi selecionado por um corpo de jurados formado por renomados escritores publicado pelo Selo Editorial Letras da Bahia (Secult/Funceb).
- Moradores de Igatu, distrito de Andaraí, fazem os últimos preparativos para a comemoração do padroeiro São Sebastião, participando da novena que termina amanhã. No dia 20 a festança começa às 5h com alvorada animada pela Filarmônica Lyra 28 de Abril e missa solene às 10h, seguida de procissão. À noite o Mercado Municipal será palco de shows musicais. No sábado tem o tradicional desfile do grupo de cultura popular ‘Muagem do Boi Estrela’ a partir das 16h. O povoado, conhecido pelas construções com pedras rústicas que remontam ao período do garimpo na região da Chapada Diamantina, foi tombado da década de 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
- Em São Francisco do Conde a Ação Ruas de Lazer movimenta hoje as praças da Baixa Fria e do Conjunto habitacional João Falcão, entre às 9h e 12h. A iniciativa faz parte do Programa Esportivo Joias do Recôncavo, através da Secretaria de Esportes e Juventude (Sejuv) e percorre diversos bairros com atividades esportivas, lúdicas e recreativas visando atrair crianças e jovens para a prática de esportes. A próxima ação será dia 20 na quadra do bairro São Bento e em frente do campo na Roseira, no mesmo horário.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
