Som de orquestras cura ressaca da folia
Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Passado o repertório das chupadas e roleiras do Carnaval, escapando a melodias e arranjos capazes de seduzir a plena audição, chega a vez da edição de fevereiro do Projeto Terças Musicais, concedendo todo poder às partituras de melhor harmonia.
As orquestras Quadro Solar e Bahia Cordas vão se apresentar nesta terça, dia 24, gratuitamente, no Cinema do Museu, integrante do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória.
A programação, com início às 15 horas, dá continuidade a ações culturais gratuitas, resultantes da bem sucedida parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, gestora do museu.
Criada em 2001, a pequena orquestra – camerata – é formada por três dos maiores virtuoses em atividade na Bahia, o violonista Mário Gonçalves, o flautista André Bandeira e Tatiana Crilova, no violoncelo.
O grupo se diferencia por substituir um instrumento de corda pelo sopro da flauta, caracterizado pelo som de menor duração em relação à temporalidade afetiva – capacidade de permanência na mente de quem ouve.
-O projeto Terças Musicais existe há mais de 10 anos, unindo o melhor da música erudita à popular”, afirma a coordenadora técnica do museu, Elizandra Pinheiro.
Após o concerto oferecido pela Quadro Solar, será a vez da Bahia Cordas, com Maurício Kowalski (violoncelo); Rogério Fernandes e Raul Bermudez (violão), Orley Francisco de Souza (contrabaixo) e Marcos Antonio Maciel (viola).
O trabalho musical tem como maior diferencial a adaptação de músicas mais ao gosto popular, visando atender o valor pluralidade, agradando público de faixas etárias diversas.
ABRE ASPAS
O que eu defendo é que possamos usar outras moedas no comércio. Isso é um passo de cada vez. Ninguém deve ser obrigado a depender do dólar, mas não pode desfazer esse sistema do dia para a noite”
Lula, presidente, em entrevista à revista India Today, sobre a necessidade de reduzir uso do dólar
Zéh Palito no MAC
Amanhã é a última chance para quem quer juntar-se aos 55 mil visitantes da exposição Do pranto o oceano, e nadamos no amor, do artista plástico Zéh Palito, no Museu de Arte Contemporânea.
O trabalho de Zéh Palito comemora a vitória de artistas baianos eternizados por suas criações, destacando-se o Príncipe Deoscoredes (Mestre Didi); Emanoel Araújo, Yedamaria, Estevão Silva e Rubem Valentim.
Baseada nos gêneros cultura pop e estética tropical, a exposição toca em questões sociais, interpretadas a partir dos conceitos de perfil identitário, ancestralidade e representatividade.
POUCAS & BOAS
- Em Alagoinhas já estão em andamento os preparativos para a tradicional festa junina, que será descentralizada e embalada por muito forró entre 19 e 24 de junho. A festividade seguirá as limitações em debate na UPB e órgãos de fiscalização do estado, para os valores dos contratos das atrações musicais. “Não tenho dúvidas de que, com diálogo e planejamento conjunto entre Estado e municípios, continuaremos a fazer do São João da Bahia um dos maiores e mais lindos espetáculos do nosso País”, pontuou o prefeito, Gustavo Carmo.
- Conhecido principalmente pelas belezas naturais e a produção agropecuária, o município de São Desiderio comemora amanhã os 64 anos de emancipação política, com mais uma prova do Ecobike Masculino, evento esportivo que mistura aventura e preocupação ambiental. A programação festiva foi aberta ontem na Lavanderia Cultural com exposições e diversas apresentações de artistas da cidade com teatro, poesia e música. Hoje a festa será na Orla da Cidade, com shows de Michele Andrade, O Kanalha, Rodrigo Rocha, Artmanha e O Bruxo.
- A segunda edição do evento ‘Levanta-te’ começa hoje no espaço Aria Hall, em Feira de Santana. O encontro tem por base a fé e espiritualidade, e vai reunir a comunidade católica para momentos de oração, pregação e convivência fraterna. A organização é da paróquia Nossa Senhora de Fátima, com uma programação que terá atrações como Frei Josué, a missionária Ana Lucia (Canção Nova), e o cantor Robinho Coelho. O evento termina amanhã e visa arrecadar fundos para construção de um Centro Catequético.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
