Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 21 de fevereiro de 2026 às 0:12 h | Autor:

Som de orquestras cura ressaca da folia

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Som de orquestras cura ressaca da folia
-

Passado o repertório das chupadas e roleiras do Carnaval, escapando a melodias e arranjos capazes de seduzir a plena audição, chega a vez da edição de fevereiro do Projeto Terças Musicais, concedendo todo poder às partituras de melhor harmonia.

As orquestras Quadro Solar e Bahia Cordas vão se apresentar nesta terça, dia 24, gratuitamente, no Cinema do Museu, integrante do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A programação, com início às 15 horas, dá continuidade a ações culturais gratuitas, resultantes da bem sucedida parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, gestora do museu.

Criada em 2001, a pequena orquestra – camerata – é formada por três dos maiores virtuoses em atividade na Bahia, o violonista Mário Gonçalves, o flautista André Bandeira e Tatiana Crilova, no violoncelo.

O grupo se diferencia por substituir um instrumento de corda pelo sopro da flauta, caracterizado pelo som de menor duração em relação à temporalidade afetiva – capacidade de permanência na mente de quem ouve.

-O projeto Terças Musicais existe há mais de 10 anos, unindo o melhor da música erudita à popular”, afirma a coordenadora técnica do museu, Elizandra Pinheiro.

Após o concerto oferecido pela Quadro Solar, será a vez da Bahia Cordas, com Maurício Kowalski (violoncelo); Rogério Fernandes e Raul Bermudez (violão), Orley Francisco de Souza (contrabaixo) e Marcos Antonio Maciel (viola).

O trabalho musical tem como maior diferencial a adaptação de músicas mais ao gosto popular, visando atender o valor pluralidade, agradando público de faixas etárias diversas.

ABRE ASPAS

O que eu defendo é que possamos usar outras moedas no comércio. Isso é um passo de cada vez. Ninguém deve ser obrigado a depender do dólar, mas não pode desfazer esse sistema do dia para a noite”

Lula, presidente, em entrevista à revista India Today, sobre a necessidade de reduzir uso do dólar

Zéh Palito no MAC

Amanhã é a última chance para quem quer juntar-se aos 55 mil visitantes da exposição Do pranto o oceano, e nadamos no amor, do artista plástico Zéh Palito, no Museu de Arte Contemporânea.

O trabalho de Zéh Palito comemora a vitória de artistas baianos eternizados por suas criações, destacando-se o Príncipe Deoscoredes (Mestre Didi); Emanoel Araújo, Yedamaria, Estevão Silva e Rubem Valentim.

Baseada nos gêneros cultura pop e estética tropical, a exposição toca em questões sociais, interpretadas a partir dos conceitos de perfil identitário, ancestralidade e representatividade.

POUCAS & BOAS

  • Em Alagoinhas já estão em andamento os preparativos para a tradicional festa junina, que será descentralizada e embalada por muito forró entre 19 e 24 de junho. A festividade seguirá as limitações em debate na UPB e órgãos de fiscalização do estado, para os valores dos contratos das atrações musicais. “Não tenho dúvidas de que, com diálogo e planejamento conjunto entre Estado e municípios, continuaremos a fazer do São João da Bahia um dos maiores e mais lindos espetáculos do nosso País”, pontuou o prefeito, Gustavo Carmo.
  • Conhecido principalmente pelas belezas naturais e a produção agropecuária, o município de São Desiderio comemora amanhã os 64 anos de emancipação política, com mais uma prova do Ecobike Masculino, evento esportivo que mistura aventura e preocupação ambiental. A programação festiva foi aberta ontem na Lavanderia Cultural com exposições e diversas apresentações de artistas da cidade com teatro, poesia e música. Hoje a festa será na Orla da Cidade, com shows de Michele Andrade, O Kanalha, Rodrigo Rocha, Artmanha e O Bruxo.
  • A segunda edição do evento ‘Levanta-te’ começa hoje no espaço Aria Hall, em Feira de Santana. O encontro tem por base a fé e espiritualidade, e vai reunir a comunidade católica para momentos de oração, pregação e convivência fraterna. A organização é da paróquia Nossa Senhora de Fátima, com uma programação que terá atrações como Frei Josué, a missionária Ana Lucia (Canção Nova), e o cantor Robinho Coelho. O evento termina amanhã e visa arrecadar fundos para construção de um Centro Catequético.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco