Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 05 de dezembro de 2025 às 2:19 h | Autor:

Ufba reúne migrantes no Balcão Solidário

Coluna Tempo Presente desta sexta-feira, 5

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
UFBA
UFBA -

O Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (Namir/Ufba) promove no dia 13, de 14 às 18 horas, a festa de confraternização de final da temporada 2025.

O encontro marcado no Balcão Solidário do Largo Dois de Julho é uma oportunidade para conhecerem-se as pessoas de Salvador e quem escolheu a capital baiana para viver, por força de insegurança alimentar, guerras ou desequilíbrios climáticos.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na ocasião, será possível provar um “rango” diferente, além de apreciar manifestações culturais de venezuelanos, nigerianos, cubanos, indígenas waraos, senegaleses, sírios e guineenses.

A preocupação com a saúde da boca está entre os destaques: uma roda de conversa vai abordar os cuidados de si mesmo, além da distribuição de “kits de escovação”.

A coordenação do Namir/Ufba cuidou de acertar com o Serviço de Intermediação do Trabalho (Sine), a instalação de um estande do órgão gerido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo da Bahia.

O objetivo é o de incluir os migrantes, promovendo orientação profissional a fim de viabilizar o aproveitamento da mão de obra em outras áreas, além da construção civil, setor de maior acolhimento da força de trabalho.

Distribuição de panetones, sorteio de brindes, entre outras atividades também vão movimentar a tarde do dia 13 no Centro de Estudos Afro-Orientais, onde fica o Balcão Solidário do NamirUfba.

Além de apoiar a inserção dos migrantes aos padrões soteropolitanos de sociabilidade, o NamirUfba tem sido um exemplo de alcance internacional do bom convívio entre os povos, a partir da prática de acolhimento.

DPE-BA reconhecida

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) recebeu ontem o Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública, maior certificação da Atricon, graças ao novo Portal da Transparência, que ampliou o acesso a informações e reforçou o compromisso com o controle social. A premiação ocorreu no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis, onde o diretor-geral Franco Bahia representou a defensora pública geral, Camila Canário.

- A transparência é um dos pilares da nossa gestão, e logo que tomamos posse já tomamos a iniciativa nesse sentido, destacou Camila Canário.

POUCAS & BOAS

O 47º Festival de Violeiros de Feira de Santana acontece hoje com realização do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Uefs. Com previsão de início às 18h30, o evento vai movimentar o Teatro Universitário do Cuca, no centro da cidade. O evento terá entrada gratuita, com disputa de repente entre cinco duplas de violeiros de diferentes estados. Também terá apresentação da Orquestra Sisaleira, de Conceição do Coité, que foi criada em 2018 e é formada por jovens e adolescentes com instrumentos confeccionados a partir da planta do sisal.

O Clube da Associação Barreirense de Cultura e Desporto (ABCD) vai sediar hoje mais um encontro do evento festivo Sala de Reboco, no centro de Barreiras. Com animação do emblemático grupo de forró ‘Coração do Brasil’, a programação terá início a partir das 21h. A coordenação do evento é do agente cultural e multiartista, Mário Sérgio de Araújo, presidente do Instituto São Francisco de Arte e Cultura (Isfac) e tem o propósito de cultivar o ritmo do forró durante todo o ano.

Em Teixeira de Freitas, a Feira da Agricultura Familiar acontece hoje na Travessa Quinze de Novembro, região central da cidade. Com início às 7h, o evento tem a expectativa de reunir produtores da zona rural que vão oferecer, na grande maioria, a própria produção. Com organização da gestão municipal, através da Secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o evento termina às 12h e terá além de frutas, verduras e hortaliças, também peças artesanais e outros produtos típicos da roça.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco