Burocracia inspira produção de filme
A Petrobahia e o Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis do Estado da Bahia (Sindicom-BA) estão apoiando o projeto do filme A Burocracia no Brasil, da cineasta brasileira Fernanda Fontes Vareille. Inicialmente o projeto está sendo apresentado a empresários baianos em reuniões e encontros em entidades como a Federação do Comércio e Federação das Indústrias. O objetivo é sensibilizar o setor produtivo a patrocinar a iniciativa.
A produtora Águas de Março Filmes, por sua vez, já foi autorizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) a captar, até dezembro, R$ 2,450 milhões para rodar o documentário. Os interessados em apoiar a produção terão como contrapartida, além do ganho de marketing, incentivos fiscais, especialmente por meio de desonerações tributárias. Fernanda Vareille conta que a ideia do documentário é acompanhar a trajetória de personagens provenientes de distintas regiões do país, em diferentes fases da sua vida, confrontados com as mais diversas situações burocráticas.
”O filme é uma imersão no cotidiano do sistema burocrático brasileiro a partir das perspectivas e subjetividades do cidadão comum”, diz. Para Luiz Gonzaga Andrade, delegado do Sindicom-BA, há uma aspiração nacional para fazer a vida do cidadão muito mais simples. “Costumo dizer que a burocracia é mãe da corrupção. Os países mais burocráticos são aqueles onde há mais desvios de recursos públicos. O que este filme pretende mostrar são as entrelinhas da burocracia no Brasil. E mais: dará certamente uma enorme contribuição para debater esta questão de forma lúdica”, diz ele.
Gasoduto: licitação atrai 9 empresas
Elecnor do Brasil, Construtora Elevação, OAS, Construtora NM, Engibrás Engenharia, Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia S/A, Goetze Lobato Engenharia, Tecmaster Serviços Técnicos e o Consórcio CMT– TSCM estão na disputa para a construção do primeiro trecho do Gasoduto Sudoeste. Estas empresas foram classificadas na etapa de preços da licitação promovida pela Bahiagás. O serviço compreende a construção de 73 km de dutos, entre os municípios de Itagibá a Jequié, e a montagem de três estações de distribuição de gás natural. Os investimentos são da ordem de R$ 67,7 milhões.
Vendas de veículos reagem no estado
Após vários meses no sufoco, finalmente o mercado de veículos novos reagiu na Bahia. Em maio, foram emplacados no estado 12.908 automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, num aumento de 26,91% em relação a abril. Na comparação com igual mês do ano passado, o setor automotivo baiano registrou um avanço de 6,13%.
Schin foca no São João da BA
A Schin, cerveja carro-chefe da Heineken no Brasil, está dando início a mais um ciclo de apoio às festas de São João da Bahia. Este ano, a marca irá patrocinar 29 eventos no estado, sendo 15 públicos e outros 14 privados, dentre eles o São João do Governo do Estado, o São João Boa Praça, o Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, o Forró Tôa a Tôa, em Vitória da Conquista, e o Forró Coffee, em Itiruçu.
A cervejaria também estará presente nas festas de Porto Seguro, Eunápolis, Serrinha, Jequié e Alagoinhas. O calendário de ações contempla ainda os estados de Sergipe e Pernambuco. Cerca de 1,8 milhão de pessoas serão impactadas com as ações. Bruno Piccirello, gerente de marketing do grupo, diz que os festejos juninos – uma espécie de “segundo verão para a empresa” – representam 25% de todo o investimento em patrocínios ao longo do ano. Outros 25% são gastos durante o Carnaval.
“A Schin tem como uma das suas principais características apoiar as maiores festas regionais no Nordeste”, afirma Piccirello, lembrando que a cerveja é a segunda marca mais consumida no estado. “Hoje a Bahia representa quase 25% de todo o volume da Schin no Brasil. Isto mostra a relevância do estado para a marca”, conta Piccirello. Ele informou ainda que cervejaria irá produzir este ano mais de três milhões de latinhas temáticas que serão distribuídas na Bahia e em Pernambuco durante os festejos juninos. A embalagem terá ilustração de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. “Toda a comunicação da marca para o São João 2017 foi pensada e concebida para homenagear Gonzagão”, diz.
Anchieta abre nova unidade em 2018
As obras de construção da unidade do Colégio Anchieta no Horto Bela Vista seguem em ritmo acelerado. A nova estrutura, que irá atender alunos do grupo 2 da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, ocupa uma área de 7 mil m² e contará, dentre outras coisas, com quadra e parque infantil cobertos, sala de música, sala de artes, laboratório de ciências, laboratório de tecnologias, biblioteca, salão de ginástica, refeitório com cardápio acompanhado por nutricionista e garagem coberta. O Anchietinha Fluence & Tech irá gerar 80 novos empregos diretos e entrará em funcionamento no ano que vem. O valor de investimento não foi revelado. O projeto é assinado pelo arquiteto Antônio Caramelo.
Tradição – Fundado há 36 anos e considerado um dos colégios mais tradicionais de Salvador, o Anchieta possui três unidades (Pituba, Itaigara e Aquarius). Também controla, desde 2010, o Colégio São Paulo. O grupo atende hoje 3.800 estudantes do G2 à 3ª série do ensino médio e emprega 850 pessoas.
.O setor de telefonia móvel segue encolhendo na Bahia. As operadoras encerraram o mês de abril com 15.310.562 linhas ativas em todo o estado – 1.445.372 a menos em relação a igual mês do ano passado, numa queda de 8,63%. Apenas o estado de São Paulo teve desempenho pior neste período, com o corte de 1.776.250 linhas. Os números são da Anatel.