VOCÊ COLOCARIA?
Nomes de bebês inspirados em assassinos cruéis estão em alta; veja lista
Cultura pop e séries sobre crimes reais impulsionam escolhas inusitadas entre pais
Por Luiz Almeida

Você colocaria o nome de um assassino notório no seu filho? Por mais surpreendente que pareça, essa é uma tendência crescente.
Nomes inspirados em criminosos famosos, alguns deles assassinos em série, estão ganhando popularidade no Reino Unido, segundo o ranking Top 100 de Nomes de Bebê de 2025 divulgado pelo BabyCentre UK.
A lista revela que nomes associados a figuras sinistras, como Ted Bundy e Anna Delvey, estão aparecendo cada vez mais entre as escolhas dos pais.
Mas, de acordo com especialistas, o fenômeno tem menos a ver com idolatria a criminosos e mais com a força que a cultura pop exerce sobre o imaginário coletivo.
Leia Também:
“Esses nomes não estão sendo escolhidos por causa do crime”, explicou SJ Strum, especialista do BabyCentre.
Ele completou: “Os pais absorvem inconscientemente a cultura popular, e esses nomes se infiltram em nossas mentes por meio de séries, podcasts e conteúdos virais. É uma lente fascinante de como a cultura molda a linguagem e, por extensão, os nomes".
Séries ajudam a popularizar nomes de criminosos
Séries da Netflix e documentários de true crime ajudam a popularizar esses nomes, que acabam desvinculados, no dia a dia, de seus passados sombrios.
O resultado? Bebês da chamada geração Beta (os nascidos a partir de 2025) poderão carregar nomes com históricos nada convencionais.
Veja alguns dos nomes no Top 100 inspirados em assassinos ou golpistas famosos:
- Anna – Inspirado na “falsa herdeira” Anna Delvey, retratada em Inventando Anna.
- Arthur – Referência a Arthur Lee Allen, principal suspeito de ser o Assassino do Zodíaco, tema do documentário Este é o Zodíaco Falando.
- Teddy – Variação carinhosa de Ted, associada ao serial killer Ted Bundy, que matou dezenas de mulheres nos EUA.
- Freddie e Rose – Em lembrança ao casal de assassinos em série Fred e Rose West, cujas histórias ganharam projeção em produções para TV.
- Ruby – Nome da influenciadora Ruby Franke, envolvida em casos de abuso infantil, retratados no documentário O Diabo na Família: A Queda de Ruby Franke.
- Erin – Erin Patterson, a australiana que ficou conhecida como a “Assassina dos Cogumelos”, após três pessoas morrerem ao comerem um prato preparado por ela.
- Luca – Em alusão a Luka Magnotta, cuja história foi contada no documentário Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes