RECORRENTES
Confira 4 conteúdos que mais caem em concursos públicos
Concursos como o do Ministério da Pesca e CNU serão alguns certamos aplicados neste mês
Por Carla Melo
A aproximação de principais concursos públicos em todo o país aumenta ainda mais a atenção dos candidatos quando se trata da revisão de alguns assuntos do cronograma de estudo. Concursos como o do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) são alguns dos certames que serão aplicados neste mês.
Leia também:
>> Enem dos Concursos: 4 temas que podem cair na redação
>> Concurso dos Correios tem salários de até R$ 6,8 mil e 33 vagas
>> Enem dos concursos: saiba quando e como acessar local de prova
Apesar de especialistas orientarem que os concurseiros, antes de programar o roteiro de estudo, saibam o que as bancas costumam cobrar nos certames, alguns temas são bem recorrentes nas edições e facilitam o andamento dos estudos. Saiba quatro temas que mais caem nas provas:
Língua Portuguesa
Conteúdos de língua portuguesa são alguns dos temas que são mais exigidos pela banca, e costumam receber um peso maior nas provas. Ampliar conhecimento sobre esse assunto é importante para o candidato que, principalmente, está concorrendo a um cargo de nível fundamental e médio.
São frequentes assuntos como ortografia, novo acordo gramatical, interpretação textual, emprego da crase, verbos, pronomes, orações, regência, concordância verbal e nominal e coordenação e subordinação.
Legislação
Noções sobre direito constitucional e administrativo também são bastante comuns em concursos. Além disso, direito administrativo, direito civil, penal, previdenciário ou tributário também são muito exigidos em certames.
Segundo o professor William Dornela, servidor público e uma das 25 mentes pensantes que estão por trás do Os Pedagógicos (@OsPedagogicos), algumas temáticas são sempre pontuais e constantes, o que se mantém ainda necessário saber através da legislação.
“A gente fala muito sobre inteligência artificial, e isso vem caindo bastante nas provas. Também quando se fala em questões sensíveis ao meio ambiente, no papel da mulher na sociedade, tudo isso vem despencando em provas. Temas sensíveis e muito relevantes”, explica ele.
De Direito Administrativo são comuns assuntos como Licitações e Contratos, Lei de Improbidade Administrativa, Atos Administrativos, Administração Direta e Indireta, Responsabilidade Civil e Objetiva, Princípios Administrativos, Regime Jurídico Único dos Servidores e Lei de Processo Administrativo.
De Constituição, podem cair assuntos como Organização do Estado, Administração Pública, Controle de Constitucionalidade, Poder Legislativo e Processo Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário.
Raciocínio Lógico
Apesar de ser necessário entender o que é exigido pela banca examinadora, alguns certames costumam misturar essa temática com alguns tópicos típicos de matemática. Por isso, muitas vezes os editais utilizam a nomenclatura raciocínio-lógico-matemático.
Alguns tópicos são bastante exigidos para alguns tipos de carreira, entre eles está: Lógica das proposições, teoria dos conjuntos, porcentagem, análise combinatória.
Informática
A depender do nível do cargo, os conteúdos sobre informática variam, mas na maioria dos concursos públicos, em todos os níveis de escolaridade, cobra-se conteúdo assuntos como sistemas operacionais e software, editores de texto, internet, editores de texto/planilha e segurança da informação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes