Terminam neste domingo inscrições para concurso de diplomata

Prazo termina às 22h deste domingo

Publicado domingo, 20 de março de 2022 às 14:21 h | Atualizado em 20/03/2022, 17:10 | Autor: Da Redação
Cargo exige nível superior de escolaridade em qualquer área
Cargo exige nível superior de escolaridade em qualquer área -

Terminam neste domingo, 20, as inscrições do concurso público do Instituto Rio Branco. O certame oferece 34 vagas de diplomata e o salário chega até R$ 19.199,96. O cargo exige nível superior de escolaridade em qualquer área. 

As inscrições acontecem de forma online no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) até às 22h deste domingo. O valor da taxa é de R$ 224. São 25 vagas para ampla concorrência, 7 para candidatos negros e 2 para pessoas com deficiência. 

O concurso será realizado em três fases:

Prova objetiva: com questões do tipo certo e errado de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte.

Provas escritas: de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.

Provas escritas: de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 17 de abril, em dois períodos. O primeiro, às 9h30, com duração de três horas, e o segundo, às 15h, também com duração de três horas.

A prova escrita de língua portuguesa será na data provável de 30 de abril e terá duração de cinco horas, com início às 14h. A prova escrita de língua inglesa será aplicada na data provável de 1º de maio e terá duração de cinco horas, com início às 14h.

Já as provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa terão duração de quatro horas cada e serão aplicadas nas datas prováveis de:

27 de maio de 2022: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9h;

27 de maio de 2022: Prova de geografia, iniciando-se às 15h;

28 de maio de 2022: Prova de política internacional, iniciando-se às 9h;

28 de maio de 2022: Prova de economia, iniciando-se às 15h;

29 de maio de 2022: Prova de direito, iniciando-se às 9h;

29 de maio de 2022: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15h

A segunda e terceira fases serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na fase anterior. O resultado final no concurso será publicado no Diário Oficial da União na data provável de 24 de junho.

Publicações relacionadas