CONSCIÊNCIA NEGRA
Livros infantis e desenhos ensinam a não ter preconceito
Por Terena Cardoso

Sabe o que acontece com crianças que crescem cercada de conteúdos com referências apenas a pessoas brancas? A autoestima dela fica lá embaixo. É o que alerta o psicólogo Djean Ribeiro.
"Essa questão da referência vai nutrir o que a gente chama de autoconceito. A criança cresce com uma ideia deturpada de si mesma. Há vários relatos de adultos que quando assistiam a TV Xuxa, por exemplo, colocavam na cabeça uma toalha amarela para parecer um cabelo liso e louro", revela.
Mas o seu pequeno não precisa ler ou assistir apenas conteúdos com personagens negros. O lance é equilibrar. "Eles terão a ideia de que o diferente existe, mas não é ruim", explica Djean.
Se ligue nessas sugestões de livros e desenho para que seu filho divirta-se e aprenda:

- Pretinha, eu? Vânia é a primeira menina negra da escola Harmonia e é hostilizada pelos colegas, mas defendida por professores. R$ 24

- Menina Bonita do Laço de Fita Menina desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha da cor dela. R$ 17


- Guilhermina e Candelário O desenho traz como protagonistas os irmãos Guilhermina e Candelário. Hoje, vai passar às 8h30 na TVE, canal 2.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes