PANDEMIA BRASIL
Brasileiros estão confiantes com fim da pandemia, mas defendem máscara, aponta Datafolha
Por Da Redação
Diante do avanço da vacinação e o temor da incerteza com a chegada da variante Delta da Covid-19, os brasileiros têm aumento a sua confiança no fim da pandemia e a maior parte avalia que a situação está sob controle. A nova pesquisa do Datafolha indica que apesar do otimismo, 9 em cada 10 brasileiros defendem a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Segundo o instituto, 91% dos entrevistados avaliam que é preciso que o uso de máscara de proteção individual continue sendo obrigatório enquanto a pandemia não estiver completamente controlada. A opinião pública contrasta justamente com a política fomentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que em diversos momentos sugeriu que o seu uso fosse facultativo e chegou a discutir o assunto com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Para 80% das pessoas a pandemia controlada, sendo que 71% acreditam que de forma parcial, e 9% pensam que já foi solucionada em definitivo. Há ainda 20% que pensam que segue em descontrole e 1% não soube responder.
Foram feitas 3.667 entrevistas presenciais em 190 municípios do país, com pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
A sensação de que a pandemia está sob controle aumenta com a idade dos entrevistados. Ela é maior entre os de 60 anos, com maior renda salarial e que aprovam o governo Bolsonaro.
São os bolsonaristas também mais resistentes ao uso de máscara e 15% dos que aprovam a gestão do presidente Jair Bolsonaro, afirmam que não se consideram protegidos pela vacina.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes