CULTURA
Autor premiado, Itamar Vieira Junior lança novo romance sobre injustiça social
Autor soteropolitano constrói personagens fortes e descobre a alma do Brasil em histórias de resistência

Por Eugênio Afonso

Festejado como um dos mais importantes escritores da atualidade, desde que seu livro Torto Arado (2019) venceu diversos prêmios literários e se tornou um fenômeno de vendas, o soteropolitano Itamar Vieira Junior lança, agora em outubro, sua mais nova obra: Coração sem medo (Todavia).
Com lançamento em Salvador previsto para 1º de dezembro – com pocket show de Larissa Luz –, o novo romance, antes disso, passa por Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Já à venda nas mais importantes livrarias (online e presencial) do País, Coração sem medo conclui a trilogia da ‘dignidade por um quinhão de terra’ iniciada com Torto arado e seguida por Salvar o fogo (2023).
Itamar lembra que a terra é um direito elementar de todo e qualquer ser vivo, porém negado a muitos. “Nossa desigualdade se estrutura secularmente na falta de acesso à terra. Essa é a fonte de grandes conflitos humanos, não só no Brasil, mas em muitas outras partes do mundo e em todos os tempos”.
Violência social
O livro se passa em Salvador e conta a história de Rita Preta, uma operadora de caixa de supermercado, mãe de três filhos, que vê sua vida ser transformada quando um deles – o adolescente Cid – some sem deixar rastro.
Em meio a uma peregrinação à cata de respostas, a forte e obstinada Rita – descendente direta de alguns personagens de Água Negra (Torto arado) – enfrenta as possibilidades de perder seu emprego, seu relacionamento amoroso, e até mesmo a própria vida, ameaçada pela atmosfera de violência que envolve o desaparecimento do primogênito.
Leia Também:
Para o autor, Rita é uma mulher como muitas que habitam as grandes cidades de nosso País. “Nessa jornada em busca de respostas, ela se confronta com o passado no campo e com a epopeia da origem brasileira”.
Com livros profundamente calcados na realidade das injustiças sociais brasileiras, Itamar acredita que ainda há muito o que abordar sobre esta questões. “Tenho outros projetos literários, mas certamente muito pode ser escrito sobre o tema, embora eu não me deixe levar por temas e sim pela humanidade das personagens”.
Em seus romances, o escritor constrói personagens que costumam ser descendentes de indígenas e escravizados. Indivíduos que travam uma batalha pela posse do território. Mas Itamar também lida com herança cultural, religiosidade afro-indígena e emancipação feminina.
Roteiro internacional
Tendo como referência grandes imortais da literatura brasileira – Machado de Assis, Jorge Amado, Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector –, Vieira Junior reconhece que o hábito da leitura expande seu horizonte.
“Me permite exercer a alteridade, viver as vidas das personagens, estar no lugar delas. Sabendo das limitações da nossa vida, ler ficção é sedutor por nos permitir viver muitas outras vidas”, finaliza o autor.
Coração sem medo já tem contrato assinado com mais oito países: Portugal, Austrália, Índia, Reino Unido, EUA, África do Sul, Quênia e Canadá. O livro segue, portanto, uma trajetória internacional semelhante à dos outros dois volumes da trilogia.
Lançamento em Salvador: 1º de dezembro, 19h / Salão Nobre da Reitoria da Ufba
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



