Bruno Aziz é premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba | A TARDE
Atarde > Cultura

Bruno Aziz é premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Publicado domingo, 05 de setembro de 2021 às 10:55 h | Atualizado em 05/09/2021, 10:58 | Autor: Da Redação
HQ premiado foi sobre o tema delicado do assédio sexual e da masculinidade tóxica | Foto: Reprodução
HQ premiado foi sobre o tema delicado do assédio sexual e da masculinidade tóxica | Foto: Reprodução -

O chargista e ilustrador de A TARDE, Bruno Aziz, foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2021 com o reconhecimento da melhor HQ. Considerado um dos principais eventos de artes gráficas do mundo e já em sua 48ª edição, o Salão anunciou os vencedores na noite deste sábado, em cerimônia de abertura e premiação realizada pela primeira vez em formato totalmente virtual.

Bruno Aziz conquistou o prêmio na categoria HQ/Tiras. "A HQ foi sobre o tema delicado do assédio sexual e da masculinidade tóxica, e fiquei muito feliz pelo reconhecimento", afirma ele, que integra o time do Grupo A TARDE desde 2004 produzindo trabalhos diversos, como charges, ilustrações e tirinhas no Caderno 2.

Neste ano, o Salão selecionou 308 obras de 349 artistas, recebidos de 49 países. Ao todo foram enviados 2.076 trabalhos, sendo 533 cartuns, 400 charges, 313 caricaturas, 281 com o tema Saúde, 281 com o tema Jogos Olímpicos, 260 tiras e oito esculturas. Segundo a organização do evento, os temas predominantes desta edição foram a pandemia de Covid-19, a vacina, autoridades políticas, redes sociais e o drama dos refugiados.

Os vencedores foram escolhidos pelo júri formado pelos cartunistas João Ariozo e Valmir Orlandelli, a quadrinista Germana Viana, a artista visual Giulia Zen, o editor Paulo Tadeu e o humorista Marcelo Madureira. Por causa da pandemia de Covid-19, os jurados receberam os trabalhos inscritos por uma ferramenta virtual. As obras selecionadas também foram apontadas em um júri online.

Os prêmios totalizaram R$ 45 mil, distribuídos entre os vencedores de oito categorias. O cartunista turco Oguz Gurel foi o vencedor do Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro desta edição, com a obra Ovelha Negra. A charge vencedora foi para o brasileiro Dinho Lascoski, que retratou o presidente Jair Bolsonaro em momento de discurso. A melhor caricatura ficou com Claudia Kfouri, que homenageou o cantor Belchior.

O prêmio temático Jogos Olímpicos foi para o iraniano Ali Miraee, com o desenho de esgrimistas no combate ao distanciamento social. Já o brasileiro José Antônio Costa – Jota A, conquistou o Prêmio Saúde Unimed retratando os efeitos da pandemia. O prêmio da Câmara de Piracicaba foi para o brasileiro Carlos Cunha (Duarte).

O Prêmio Escultura 2021 será entregue ao escolhido pelo Júri Popular Alceu Marozi Righeto. A votação acontece de 4 a 19 de setembro e para participar, basta acessar o site do evento (https://salaointernacionaldehumor.com.br/).

Publicações relacionadas