CULTURA
Capinam é o 1º compositor de MPB a entrar para a Academia de Letras da Bahia
Por Karen Souza
"Meu temor é esse, é isso. Será que eles sabem quem sou eu? , questina o poeta José Carlos, primeiro compositor de música popular brasileira a entrar para a Academia de Letras da Bahia. O poeta fala da sensação de ser imortal e revela os medos que o novo título ainda lhe produz.
Ele é mais conhecido pela poesia cantada em músicas como Soy Loco por Ti América, feita com Gilberto Gil, do que pelos versos fortes e silenciosos do primeiro livro, Inquisitorial. Mas sua obra é tão diversa e consistente que conquistou o reconhecimento da Academia de Letras da Bahia. Por isso, às 21 horas desta quinta-feira, 17 , José Carlos Capinan vai à Academia. Não como visitante, mas para tomar posse e ser o primeiro compositor de música popular a ocupar uma cadeira entre os imortais.
Nesse caso, a 36, que, por anos, teve a folclorista Hildegardes Vianna como representante. Poeta, compositor e presidente da Associação dos Amigos da Cultura Afro-Brasileira, Capinan confessa se sentir como um jovem prestes a ser avaliado para o vestibular, mas está aberto para viver a experiência intelectual. Embora ainda rejeite a distinção diferenciadora, o escritor não esconde o sorriso nos lábios, nem um jeito meio menino e assustado de encarar a posse desta noite.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes