Começam as gravações do Soletrando 2009 | A TARDE
Atarde > Cultura

Começam as gravações do Soletrando 2009

Publicado domingo, 08 de março de 2009 às 15:46 h | Atualizado em 08/03/2009, 16:16 | Autor: A TARDE On Line

Já começaram as gravações da terceira edição do quadro Soletrando, que estreia no 'Caldeirão do Huck', com apresentação de Luciano Huck, no próximo sábado, 14 de março. Nesta etapa, a banca de jurados será composta pelo professor Sérgio Nogueira, a cantora Sandy, e o diretor do programa Rodrigo Cebrian, que falou da alegria de realizar este projeto. "Tem algumas datas no ano que eu adoro, como aniversário, Natal, revèillo, férias e a estreia do Soletrando", disse o apresentador.

Para a cantora o Soletrando tem uma grande importância para a língua portuguesa. “Estou feliz de participar deste concurso, desta brincadeira divertida que é tão importante culturalmente para os nossos jovens", comenta. Também caberá a Sandy e a Sergio Nogueira anunciar se a soletração foi feita corretamente ou não.

De acordo com o professor Sérgio Nogueira, que está no quadro desde a primeira edição, o objetivo do jogo é despertar o interesse pela língua portuguesa e aumentar o vocabulário dos adolescentes.

O quadro, que estreou em 2007, envolve mais de duas mil escolas públicas, somando mais de 400 mil alunos do ensino fundamental de todo o Brasil.

Disputa - Cada um dos estudantes representa um estado brasileiro, e para participar do Soletrando 2009 tiveram de vencer seletivas regionais, que começaram em novembro do último ano. No palco, os jurados  avaliam o desempenho dos candidatos e, sempre que convocados, podem auxiliar com a definição da palavra a ser soletrada, sinônimos, exemplos de aplicação do verbete em uma frase ou com sua classificação gramatical.

Serão nove eliminatórias, três semifinais e a grande final exibida ao vivo no dia 13 de junho. Esta terceira edição o Soletrando 2009 fará uma homenagem a Monteiro Lobato e o vencedor levará um troféu que leva o nome do escritor, além de uma bolsa de R$ 100 mil reais, que será administrada pela família do candidato. Cada biblioteca das escolas dos 27 participantes receberá da Editora Globo 12 volumes da obra de Monteiro Lobato; e a Embratel doará um computador para cada semifinalista e outros seis para as escolas dos três finalistas da competição.

Os 27 alunos que fazem parte da competição, por ordem de Estado, são: Alessandro da Silva (AC),  Alex Sidney dos Santos Oliveira (AL), Saphíria Aoi Shimizu (AM), Auricélia Bontá do Nascimento (AP), Annie Queiroz Piva (BA), Pedro Henrique da Rocha (CE), Victor Alexsander Oliveira Silva (DF), Gabriel da Penha Viera (ES), Aniely Coelho de Mesquita (GO), Mércia Karine Pereira Vila (MA), Andresa Barbosa Mozer (MS), Daniel Nepomuceno Coutinho (MG), Eliverton Alvaro de Deus (MT), Elvis Jones Araújo de Almeida (PA), Susana Viera Feitosa (PB), Larissa de Sousa Oliveira (PE), Tainara Alves de Oliveira (PI), Beatriz Modesto (PR), Bruno Roberto Santos, (RJ), Maria Luiza de Souza Neta (RN), Marinalva Correa Silva (RO), Halaine Cristina Pessoa Bento (RR), Nathália Juliani de Mesquita (RS), Josiane Laurindo de Moraes (SC), Brenda Dias Santos (SE), Camila Pinheiro Batista (SP) e Izabel Borges da Silva (TO).

O programa 'Caldeirão do Huck' vai ao ar pela Rede Globo aos sábados, às 14h20.

Publicações relacionadas