Compositor da icônica música tema de James Bond morre aos 94 anos

O britânico Monty Norman foi contratado para compor a música tema do primeiro filme do espião em 1962

Publicado segunda-feira, 11 de julho de 2022 às 15:28 h | Atualizado em 11/07/2022, 15:28 | Autor: Da Redação
O compositor britânico Monty Norman é o autor da música original dos filmes de James Bond
O compositor britânico Monty Norman é o autor da música original dos filmes de James Bond -

O compositor britânico Monty Norman, autor da música original dos filmes de James Bond, morreu nesta segunda-feira, 11, aos 94 anos, diz uma nota publicada em seu site oficial.

"É com grande tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Monty Norman em 11 de julho de 2022, após uma breve doença", afirma o comunicado.

Norman foi contratado pelo produtor da franquia do espião, Albert Broccoli, para compor a música tema do primeiro filme de James Bond, "007 contra o Satânico Dr. No" (1962).

Ele se inspirou em seu próprio trabalho para o musical que adaptava o livro "Uma casa para o sr. Biswas" ao mudar os acordes de uma cítara para uma guitarra elétrica. A música foi usada em todos os 25 filmes do personagem.

Produtores contrataram depois John Barry para fazer um novo arranjo da canção. Por isso, Barry ficou conhecido por muito tempo como seu autor.

Norman processou o jornal "Sunday Times" por difamação em 1997, quando a publicação afirmou que a música tinha sido escrita por Barry. Quatro anos depois, ele venceu a ação e ganhou 30 mil libras em danos.

Publicações relacionadas