CULTURA
Exposição "As Bacantes" promove encontro no Palacete das Artes
Participam do evento os terapeutas junguianos Ivan Costa, Fátima Santa Rosa e Silzen Furtado

Por Da Redação

O encontro "Diálogos Dionisíacos em Nosso Tempo", acontece na próxima terça-feira, 14, às 19h, no Palacete das Artes, como parte da programação da exposição As Bacantes, do escultor Israel Kislansky.
Dionísio era um Deus fortemente cultuado pelos gregos e está associado ao teatro, às artes e também a alegria. Na cultura romana, ganhou o nome de Baco, Deus do vinho, dos chamados bacanais, de onde surge o mito de As Bacantes, de Eurípedes.
“Nada mais apropriado que falar desse Deus dentro de uma exposição que tem como inspiração as mulheres bacantes. Será que Baco/Dionísio não se encontra atualmente circulando pelo Palacete das Artes?”, brinca Kislansky.
O evento será aberto ao público e contará com a participação de três terapeutas junguianos: o psicólogo Ivan Costa, Professor da Pós-graduação de psicoterapia Junguiana e fundador da Terceira Margem Psicoterapia; a psicóloga e psicoterapeuta Fátima Santa Rosa, autora do livro: Perdidos e Achados - entre a escuta poética e a psicoterapia (Solisluna Editora); e a psicóloga Silzen Furtado, especialista em Psicologia Analítica, com participação no livro "Jung e o Cinema" (editora Juruá).
Segundo Ivan Costa, a ideia é instigar o público a pensar. “Vamos trazer uma conversação sobre o assunto para que a gente, em conjunto, vá percebendo como são as manifestações dionisíacas na sociedade atual”, explica. Para ele, conversar com público sobre uma mitologia tão rica de símbolos quanto a de Dionísio é uma oportunidade de enriquecer reflexões e aprofundamentos de percepções de cada um no seu cotidiano.
“Fazer isso dentro da exposição As Bacantes torna tudo muito mais vivo. As pessoas vão rever a obra do Israel com um olhar diferenciado”, afirma Ivan Costa. “Tenho certeza que essa conversação vai tornar ainda mais rica a experiência da visitação da exposição como um todo e da contemplação de cada escultura”, afirma Israel Kislansky. “Estamos muito felizes de poder oferecer isso ao público”, diz.
O bate-papo será encerrado com música, com a apresentação da banda Bacânticos, formada Ricardo Ribeiro (violão e voz), Ivana Pirajá (voz), Ivan Costa (violão e voz), Samira Simon (voz), Iris Pirajá (Cajon). Tudo gratuito.

Serviço:
O que: Diálogos Dionisíacos em Nosso Tempo.
Participantes: Terapeutas junguianos: Fátima Santa Rosa; Ivan Costa; Silzen Furtado.
Quando: Dia 14.06, às 19h,
Onde: Palacete das Artes
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes