Exposição mostra áreas de Salvador submersas no futuro | A TARDE
Atarde > Cultura > Exposição

Exposição mostra áreas de Salvador submersas no futuro

Mostra traz projeções de como locais da capital baiana ficarão após o aumento do nível do mar

Publicado sexta-feira, 03 de junho de 2022 às 21:03 h | Atualizado em 03/06/2022, 21:07 | Autor: Da Redação
Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra
Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra -

Uma cidade com vários pontos turísticos invadidos ou submersos pela água do mar. É assim que Salvador pode ficar daqui a 78 anos, de acordo com a agência Climate Central. O cenário foi projetado na exposição Salvador 2100, que será lançada neste domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, no piso L2 do Salvador Norte Shopping. 

Gratuita, a exibição traz fotos aéreas de 15 locais de Salvador seguidas de projeções de como esses espaços ficarão com o aumento do nível do mar. Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra, Mercado Modelo, Ilha dos Frades e até trecho do Sistema Ferroviário do Subúrbio de Salvador, desativado para a construção do VLT do Subúrbio. 

As projeções foram feitas considerando uma elevação do nível do mar de 55 centímetros em 2100, o que vai ocorrer caso a temperatura média do planeta aumente em 1,5ºC, de acordo com Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC). “Essa é uma previsão até otimista, pois caso o planeta fique 3ºC mais quente, o aumento do nível do mar vai ser de mais de 1 metro, ocasionando muitas outras perdas para a cidade”, explica a arquiteta e curadora da exposição, Manuela Accioly.  

A mostra é organizada pela Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara de Vereadores de Salvador junto às redes internacionais C40, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, ICLEI e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para a diretora ProAdapta/ GIZ, Ana-Carolina Câmara, a exposição cumpre um papel positivo de conscientizar a população.

“As ameaças decorrentes da mudança do clima são particularmente pronunciadas nas cidades. No caso específico de Salvador, onde, em função da topografia irregular e das características da expansão urbana, aproximadamente metade da população vive em áreas vulneráveis. Neste contexto, a exposição Salvador 2100 consolida-se como uma iniciativa arrojada para voltar a atenção dos riscos associados à mudança do clima não apenas à infraestrutura e à população soteropolitana, mas também, aos patrimônios histórico, cultural e natural”, afirma.

"A crise climática já está aqui. As chuvas na Bahia, Rio, Minas, Pernambuco com a trágica perda de vidas, as secas que afetam a produção de comida e os preços da eletricidade, as ondas de calor que assola nossas cidades a cada verão, são todos sinais claros da velocidade com que o clima está mudando pela ação do ser humano. As imagens dessa exposição mostram como não há outra opção a não ser tomar ações urgentes e efetivas já para reduzir emissões e preparar nossas cidades para minimizar os impactos climáticos”, comentou Ilan Cuperstein, vice-diretor regional da C40 para América Latina. 

Engenheiro ambiental e presidente da comissão que organiza a exposição, o vereador André Fraga (PV) também destacou a importância desse debate. “A capital baiana tem cerca de 50 quilômetros de orla que já estão sentindo os efeitos das mudanças climáticas com ressacas cada vez mais fortes e redução da faixa de areia. A tendência pro futuro é piorar. Precisamos nos preparar para este cenário”, argumenta. 

Serviço

O quê? Exposição Salvador 2100

Onde? No piso L2 do Salvador Norte Shopping (em frente a loja Brooksfield).

Quando? A partir do dia 5 de junho de 2022, no horário de funcionamento do shopping

Ingressos: Gratuito

Publicações relacionadas