Busca interna do iBahia
HOME > cultura > EXPOSIÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EM 2100

Exposição mostra áreas de Salvador submersas no futuro

Mostra traz projeções de como locais da capital baiana ficarão após o aumento do nível do mar

Da Redação

Por Da Redação

03/06/2022 - 21:03 h
Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra
Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra -

Uma cidade com vários pontos turísticos invadidos ou submersos pela água do mar. É assim que Salvador pode ficar daqui a 78 anos, de acordo com a agência Climate Central. O cenário foi projetado na exposição Salvador 2100, que será lançada neste domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, no piso L2 do Salvador Norte Shopping.

Gratuita, a exibição traz fotos aéreas de 15 locais de Salvador seguidas de projeções de como esses espaços ficarão com o aumento do nível do mar. Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra, Mercado Modelo, Ilha dos Frades e até trecho do Sistema Ferroviário do Subúrbio de Salvador, desativado para a construção do VLT do Subúrbio.

Tudo sobre Exposição em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As projeções foram feitas considerando uma elevação do nível do mar de 55 centímetros em 2100, o que vai ocorrer caso a temperatura média do planeta aumente em 1,5ºC, de acordo com Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC). “Essa é uma previsão até otimista, pois caso o planeta fique 3ºC mais quente, o aumento do nível do mar vai ser de mais de 1 metro, ocasionando muitas outras perdas para a cidade”, explica a arquiteta e curadora da exposição, Manuela Accioly.

A mostra é organizada pela Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara de Vereadores de Salvador junto às redes internacionais C40, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, ICLEI e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para a diretora ProAdapta/ GIZ, Ana-Carolina Câmara, a exposição cumpre um papel positivo de conscientizar a população.

“As ameaças decorrentes da mudança do clima são particularmente pronunciadas nas cidades. No caso específico de Salvador, onde, em função da topografia irregular e das características da expansão urbana, aproximadamente metade da população vive em áreas vulneráveis. Neste contexto, a exposição Salvador 2100 consolida-se como uma iniciativa arrojada para voltar a atenção dos riscos associados à mudança do clima não apenas à infraestrutura e à população soteropolitana, mas também, aos patrimônios histórico, cultural e natural”, afirma.

"A crise climática já está aqui. As chuvas na Bahia, Rio, Minas, Pernambuco com a trágica perda de vidas, as secas que afetam a produção de comida e os preços da eletricidade, as ondas de calor que assola nossas cidades a cada verão, são todos sinais claros da velocidade com que o clima está mudando pela ação do ser humano. As imagens dessa exposição mostram como não há outra opção a não ser tomar ações urgentes e efetivas já para reduzir emissões e preparar nossas cidades para minimizar os impactos climáticos”, comentou Ilan Cuperstein, vice-diretor regional da C40 para América Latina.

Engenheiro ambiental e presidente da comissão que organiza a exposição, o vereador André Fraga (PV) também destacou a importância desse debate. “A capital baiana tem cerca de 50 quilômetros de orla que já estão sentindo os efeitos das mudanças climáticas com ressacas cada vez mais fortes e redução da faixa de areia. A tendência pro futuro é piorar. Precisamos nos preparar para este cenário”, argumenta.

Serviço

O quê? Exposição Salvador 2100

Onde? No piso L2 do Salvador Norte Shopping (em frente a loja Brooksfield).

Quando? A partir do dia 5 de junho de 2022, no horário de funcionamento do shopping

Ingressos: Gratuito

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra
Play

Exposição celebra os 30 anos do cartunista Cau Gomez na Bahia

Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra
Play

Fechada durante a pandemia, Casa do Benin lança mostra virtual

Entre os locais retratados estão pontos turísticos famosos como o Porto da Barra
Play

Exposição sobre os Rolling Stones será inaugurada em 2016 e vai percorrer o mundo

x