INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA
Historiador Ricardo Carvalho fala sobre exposição "Verdade e Liberdade
Mostra fotográfica exibe os heróis do processo da Independência do Brasil na Bahia, celebrado dia 2 de Julho
Por Gabriela Araújo E João Guerra
A Caixa Cultural Salvador será palco da exposição "Verdade e Liberdade - A Saga Baiana da Liberação Nacional", de curadoria do historiador e professor Ricardo Carvalho. A mostra fotográfica, que será aberta nesta terça-feira,18, exibe os heróis do processo de libertação do Brasil, de Portugal. Entre eles estão: Maria Filipa, Maria Quitéria, os Encourados de Pedrão, Joana Angélica, o Corneteiro Lopes e a figura do Caboclo e da Cabocla.
O curador da exposição, Ricardo Carvalho afirmou, nesta terça, que a expectativa da mostra fotográfica "é coroar todas as dificuldades, todos os eventos e manifestações que marcam esses duzentos anos da libertação do Brasil na Bahia", disse, em entrevista à imprensa.
Para Carvalho, o 2 de Julho no estado baiano foi além da independência e representou a "garantia da unidade nacional territorial. [...]. A gente precisa recordar sempre Maria Felipa, da Maria Quitéria, da Joana Angélica, de todos os baianos, pretos, pobres e todas as mulheres que atuaram de forma decisiva. É um caso único da história do mundo", afirmou o escritor.
A exposição segue até o dia 31 de agosto, no Espaço Caixa Cultural, localizado na Rua Carlos Gomes, no bairro do Campo Grande.
Na oportunidade, os presentes poderão apreciar as obras fotografias de Amanda Tropicana, Armando Correia Ribeiro, Elis Tuxa, Marcos Socco e Pedro Nunes. Os ensaios são intercalados por telas digitalizadas com os poemas do cantador da exposição, o poeta Maviael Melo
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes