Jornalista Márcia Moreira lança livro no Palacete das Artes

Publicado quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 13:25 h | Atualizado em 25/11/2021, 13:28 | Autor: Yasmin Oliveira*

O Palacete das Artes irá receber o lançamento do livro Vida+Leve da jornalista, escritora e roteirista Márcia Cordeiro Moreira. O evento em área aberta, seguindo todos os protocolos de segurança necessários, será amanhã (25), começando às 16h30, indo até às 20h30. A ocasião terá ainda o lançamento do livro de poemas, minicontos e textos Respirando Letras, de Gustavo Gordilho, além da participação do Mané Delícias, do ator Marcelo Praddo, juntamente com a Oyá Cozinha Afetiva.

“Esse livro surge após um período trabalhando fora de Salvador. Enfrentei o que hoje se chama de tentativa de cancelamento e de abuso emocional. Me sentia muito isolada – isso foi antes da pandemia – e excluída de todo um processo. Era uma cidade nova para mim e não contava com o suporte que tenho aqui em Salvador de família e amigos” conta Márcia Moreira ao falar sobre o processo de criação do seu livro. 

“Quis falar do processo que eu vivenciei de buscar esse equilíbrio. Por isso que eu falo que no livro eu trago 20 textos em que proponho reflexões e estas foram algumas das reflexões que eu fiz também nesse período. Não estou querendo me tornar oráculo de ninguém, mas achei que por essa experiência que eu passei e com o aprendizado para lidar com essas situações, eu poderia compartilhar com as pessoas, então eu digo que não estou propondo ensinamentos e sim, estou compartilhando aprendizados. E foi isso que me fez escrever” observa a jornalista.

Quatro fases 

O livro está subdividido em quatro capítulos: Compreender; Aceitar; Mentalizar e Praticar. Sobre isso, Márcia diz: “É justamente como se fosse esse processo de autoconhecimento. Primeiro você se dá conta da situação que você está e como aprender a lidar com isso, além de como é que você transforma isso não só para essa situação que você está vivendo, mas para outras”.

A autora de Vida+Leve ainda fala um pouco da situação em que o Brasil se encontra e como aprendeu a desenvolver um olhar mais leve sobre as situações.

“Aprendi a desenvolver esse olhar mais leve sobre as situações porque quando eu falo sobre a vida mais leve não é você virar uma Pollyana e olha, ‘está tudo lindo’ diante da situação do Brasil, diante da sua situação pessoal não é você tapar o sol com a peneira, muito pelo contrário, é você ter consciência do que você está passando e ainda assim, dentro desse contexto, conseguir manter o seu equilíbrio, é sobre você aprender a desenvolver esse olhar mais leve e a lidar com as situações dessa forma”.

A parceria entre Márcia e a Editora P55, que publica o livro em um novo selo, é antiga, foi por ela que a autora publicou seu primeiro livro, As Muitas Mulheres em Mim. Um título com uma proposta completamente diferente do seu novo lançamento Vida+Leve, por ser um livro de contos e poesias. 

O selo Bora Publicar da Editora P55 se tornou seu novo braço e possui como objetivo a facilitação da produção de livros independentes.

“Esse braço da editora P55 é voltado para publicações mais nesse sentido: pessoas que queiram e tenham textos em casa, que queiram publicar, a Bora Publicar está se propondo a fazer essa ponte de uma forma menos burocrática, digamos assim” conclui Márcia Moreira.

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Publicações relacionadas