Livro 'Torto Arado', de Itamar Vieira Jr., vai virar série

Produção será feita pelo cineasta Heitor Dhalia, que detém os direitos de adaptação da obra

Publicado domingo, 24 de abril de 2022 às 11:04 h | Atualizado em 24/04/2022, 11:23 | Autor: Da Redação
Torto Arado, romance do escritor baiano Itamar Vieira Junior foi o vencedor do Prêmio Jabuti, em 2020
Torto Arado, romance do escritor baiano Itamar Vieira Junior foi o vencedor do Prêmio Jabuti, em 2020 -

O romance 'Torto Arado', do escritor baiano Itamar Vieira Junior, que foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2020, vai virar série na HBO Max, serviço de streaming que chegou em solo brasileiro em junho do ano passado e, desde então, tem selado compromisso em conduzir diversas produções locais. A produção audiovisual será feita pelo cineasta Heitor Dhalia (O Cheiro Do Ralo), que detém os direitos de adaptação da obra. 

Segundo o diretor, a decisão de levar a trama "de muita densidade" ao universo das séries se deve à "era de ouro" da linguagem. "É o formato contemporâneo, o que o espectador atual está querendo consumir", disse ele à Folha de São Paulo. "O Itamar não constrói só uma narrativa, mas um universo. A história se passa em cem anos, e cada frase tem o poder de abrir uma verticalidade de novas proposições."

"Enquanto estávamos fechando o contrato, o tamanho de Torto Arado mudou", explicou o cineasta ao jornal. "Conquistou corações e mentes de uma geração. E, de repente, aquela nossa adaptação virou uma grande responsabilidade."

O roteiro da produção está sendo redigido por um time de cinco roteiristas, todas mulheres negras, encabeçadas por Luh Maza (Sessão de Terapia). A série deve iniciar as filmagens em 2023, mas ainda não conta com data de estreia. 

Torto Arado gira em torno de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que moram no sertão baiano e têm suas vidas marcadas para sempre por um grave acidente. 

Publicações relacionadas