MÚSICA
Carlinhos Brown e Charles Theone homenageiam o 'Pintor dos Orixás'
Samba enredo conta história do artista plástico basano Ed Ribeiro
Por Da Redação
O novo single ‘Braços abertos, celebrando a vida’, que conta a história do artista plástico baiano Ed Ribeiro, reconhecido nacional e internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, tem 27 de janeiro como data de lançamento em todas as plataformas digitais. A canção foi composta por Carlinhos Brown, Altay Veloso, Lado Raízes e Charles Theone.
O reconhecido artista plástico Ed Ribeiro afirma que ser homenageado no novo single ‘Braços abertos, celebrando a vida’ é sinônimo de muita honra.
“Diria que é uma benção de Oxalá e todos os Orixás. Vim para vencer e mostrar o meu trabalho ao mundo, ser reconhecido, ajudar as pessoas, porque vim de uma família muito pobre. Quero que o ser humano perceba o valor da arte. Hoje eu me sinto outra pessoa. A arte para mim não é um trabalho. É um grande prazer. Agradeço sempre as oportunidades que tenho e as pessoas que têm entrado em minha vida, ajudando a abrir as portas”, comemora o artista.
“Esse samba enredo é uma benção musical em homenagem a um dos grandes nomes e símbolo das artes plásticas contemporâneas. Ed Ribeiro é um irmão querido que Deus me presenteou. A nossa conexão é divina e vem com a benção dos Orixás. Me sinto honrado de fazer parte desse momento tão importante na sua vida. Ed é axé, axé Babá, Ed é axé, axé do amor”, declara Theone.
Ainda esse ano, o artista plástico representará a Bahia sendo o samba enredo da Escola de Samba Raio de Sol no Carnaval de 2023, em Belo Horizonte - Minas Gerais.
Sobre o artista Ed Ribeiro
O artista, natural do interior da Bahia, da cidade de Catu, a 80 Km de Salvador, é reconhecido por sua técnica intitulada Derramamento de tinta, especulada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, estando entre grandes nomes.
Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, onde o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.
Sobre o cantor e compositor Charles Theone
Nascido em Inajá-PE, sertão do Moxotó, Charles iniciou sua trajetória artística desde muito cedo, com a convivência entre os vaqueiros, aboiadores, bandas de pife, festejos de novenas e dos Santos Padroeiros. Aos 13 anos começou a cantar na Banda da Cidade, Clave de Sol.
Com longa trajetória artística, o cantor ganhou destaque, sendo então convidado para assumir a voz principal do Maracatu Nação Pernambuco, juntos fizeram apresentações em mais de 80 cidades na Europa. Com a música “Forró Colorido”, Charles conquistou o prêmio de melhor show do 38º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife, PE).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes