MÚSICA
Com obra de Vivaldi, concertos Candlelight estreiam em Salvador
Experiência promete envolver o público em uma jornada musical única, iluminada por centenas de velas
Por Matheus Calmon
"As Quatro Estações" (Le quattro stagioni), é a obra mais famosa do compositor barroco Antônio Vivaldi. A série de quatro concertos para violino, um para cada estação, foi o programa de estreia dos concertos Candlight em Salvador nesta sexta-feira, 29, na Casa Salvatore.
Após passar por mais de 100 países pelo mundo, a experiência que promete envolver o público em uma jornada musical única, iluminada por centenas de velas, chega à capital baiana. Além de Vivaldi, cuja obra foi executada pelo Quarteto de Cordas - Monte Cristo Coral & Orquestra, outros programas farão homenagens a outros ícones da música.
O Portal A TARDE acompanhou a estreia em Salvador e, na ocasião, Victor Veronesi, gerente de projetos Jr. da Fever, afirmou que a experiência tem elementos diferentes da vivência musical usual. Ele avalia que as velas demográficas no palco valorizam a música e disseminam a instrumentação clássica para os repertórios.
Ele explica que a escolha de repertório passa por uma seleção de uma curadoria internacional específica. "A gente vai entendendo quais programas são mais apropriados para cada geografia, para cada mercado local e a partir disso a gente consegue ter a diversificação para oferecer ao público uma variedade de programas".
Victor explica que a escolha dos repertórios passa por uma seleção de uma curadoria internacional específica. "A gente vai entendendo quais programas são mais apropriados para cada geografia, para cada mercado local e a partir disso a gente consegue ter a diversificação para oferecer ao público uma variedade de programas".
"Aqui é uma experiência a luz de velas, muito intimista. E justamente por causa disso, a música aflora. A expectativa é que o público saia realmente tocado, emocionado, dessa experiência que é muito imersiva", reflete Victor, que considera que as velas potencializam o efeito da música ao criar um espaço dedicado ao repertório.
Após assistir o espetáculo, a baixarel em direito Ana Morena Dorea contou que o concerto supriu suas expectativas. Ela já havia vivido a experiência em outros países e quase não conseguia assistir o concerto em Salvador.
"Logo quando lançou, em poucas horas os ingressos esgotaram, aí eu achei três vagos. Achei muito bom, tanto a estrutura quanto a parte da iluminação e da apresentação deles, fantástico".
O professor Luiz Henrique afirmou que evento similar, geralmente, só é possível ver na internet em outros países.
"Foi além das expectativas, quando eu comprei os ingressos eu achava que seria uma coisa, só que foi muito melhor. Foi uma hora, ou seja, cada segundo valeu por uma eternidade, porque é sensacional. A palavra para descrever é sensacional, perfeito, maravilhoso". A empresária Vera Ataíde também teve suas expectativas atingidas.
"Eu esperava que fosse assim como foi, como assistimos. Foi muito bom. Atingiu, com certeza, as expectativas".
Além da apresentação desta sexta-feira, estão planejados ainda mais três programas Candlelight na cidade até dezembro: Candlelight Tributo a Coldplay, Candlelight Tributo ao Queen e Candlelight: Os Clássicos do Rock de Queen a Pink Floyd com clássicos de bandas lendárias como Aerosmith, Deep Purple , Pink Floyd e Queen em versão instrumental.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes