ECOLOGIA
Jardim de chuva implantado em Colégio Estadual inspira música e clipe
"Ela" foi produzido por estudantes de colégio da Mata Escura e será lançado nesta sexta
Por Da Redação
O videoclipe “Ela”, produzido por estudantes do 1º C do Colégio Estadual Professora Marilene da Silva, da Mata Escura, será lançado no perfil do Instagram Canteiros Coletivos, nesta sexta-feira, 29. A produção é inspirada no jardim de chuva que foi implantado pela comunidade escolar no pátio da instituição em junho de 2022, e que agora funciona como laboratório para atividades curriculares ao ar livre.
O videoclipe tem o jardim de chuva como cenário, um sistema ecológico de drenagem urbana que teve visibilidade nas grandes cidades como solução para alagamentos em áreas com excesso de urbanização. A implantação do jardim aconteceu a partir do projeto Escola Verde com Afeto - Fase 4, dos Canteiros Coletivos, em parceria com a SER e com apoio e patrocínio do Programa Educar para Transformar 8, do Instituto MRV.
Produção da melodia
Após produzirem poemas em uma oficina promovida pelo projeto Escola Verde, os estudantes foram incentivados pela professora a trazer releituras de seus versos. A partir daí nasceu a música “Ela”, do estudante Cauã, chamado de Zitto.
Atividade curricular criativa
A produção do videoclipe “Ela” integra uma das atividades ao ar livre e conteúdos de disciplinas curriculares de diversas fases de ensino do colégio. A professora do Projeto de Vida da turma, Indira Silva, acompanha os estudantes das oficinas do projeto Escola Verde com Afeto para a implementação do jardim de chuva, e também pós-implantação.
O objetivo é conectar os alunos com a tecnologia e despertar olhares para soluções que possam sanar efeitos locais da crise climática, como espaçamento das ruas do bairro. Dentre outras reflexões levantadas em atividades curriculares, estão a observação e a conexão com a natureza que o jardim de chuva tem proporcionado no espaço.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes