Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENTREVISTA

José Augusto: "O romantismo na minha música é minha principal emoção"

Cantor e compositor se apresenta na Pupileira com show da turnê “Um Brinde Ao Amor”

Por Matheus Calmon

21/09/2023 - 9:00 h
Imagem ilustrativa da imagem José Augusto: "O romantismo na minha música é minha principal emoção"
-

José Augusto é tão apaixonado por falar e cantar o amor que um dos seus mais recentes trabalhos fala sobre um profundo amor entre duas pessoas que acreditam terem sido destinadas uma à outra desde o início. E, como prova de amor, ele dedicou 'Um Brinde Ao Amor', composta em parceria com Fábio Jr, à sua esposa.

Um dos maiores cantores e compositores românticos do Brasil se apresenta em Salvador nesta sexta-feira, 22, na Pupileira. Dono de mais de 400 composições e mais de 20 milhões de álbuns vendidos, o artista traz à capital baiana a turnê que tem canções que falam de amor apresentadas em novos arranjos.

O repertório inclui uma nova interpretação da música "Separação", que o compositor coescreveu com seu parceiro mais notável, Paulo Sergio Valle. A canção ganhou destaque nas vozes de Simone nos anos 1990 e mais recentemente com o grupo Menos é Mais. O show contará com clássicos como "Sábado", "Fantasia", "Aguenta Coração", "Fui eu", "Chuvas de Verão" e outras.

Entre suas composições está a icônica e atemporal 'Evidências', que além de ser presença confirmada nos karaokês pelo país, se destacou como um hino do amor e da nostalgia, conquistando uma legião de fãs e se tornando um clássico da música popular brasileira.

O artista conversou com o Portal A TARDE sobre conexão com o público, popularidade de suas obras, carreira como compositor, relação com temas de novelas e, claro, a apresentação em Salvador. Confira.

A turnê é intitulada com o nome do seu mais recente single, composto em parceria com Fábio Jr. Qual inspiração por trás dessa música e como ela conversa com sua carreira?

Ela é tudo aquilo que eu sempre disse. Sempre falei de amor, sempre escrevi sobre o amor e 'Brinde ao Amor' é exatamente isso. Como você sabe, gravei com o Fábio Jr. e foi uma homenagem à minha esposa. Tenho muito orgulho de ter feito uma canção que fala tão bem do amor como essa.

Qual é a importância do romantismo na sua música e como você vê a evolução ao longo dos anos?

O romantismo na minha música é a minha principal emoção. Aprendi a falar de amor juntamente com minha mãe, quando ela tocava piano e tocava canções românticas, clássicas, e daí em diante, eu nunca mais quis falar de outra coisa a não ser do amor e das canções românticas. Acho que a evolução dela está por todos os lados. Quando você ouve uma música sertaneja nova que tem um lado romântico que fala de amor; quando você pega a carreira de artistas já consagrados, mesmo cantando rock, você vê que alguns bons momentos da carreira, da trajetória, falaram de amor e cantaram músicas românticas. Isso sem exceção.

Muita gente acha que a minha música, todas foram temas de novelas. Mas não é verdade. Tenho uma relação com novelas, sim, mas tenho uma outra faixa de músicas que gravei que nunca pertenceram a nenhuma novela, como por exemplo 'Chuva de Verão', 'Sábado', 'Fantasias', 'Fui Eu', 'Só Você'... essas nunca fizeram parte de nenhuma novela. Todas as músicas que cantei e que foram temas de novela sempre tiveram empatia muito grande com o público. Mas existe uma outra faixa que nunca fez parte de novela e é muito bem aceita por todo esse público.

No repertório há uma nova versão de "Separação", que se tornou um sucesso nas vozes de diferentes artistas ao longo das décadas. O que acredita que a torna tão atemporal e especial?

'Separação', sem querer comparar, segue os passos de 'Evidências'. É uma canção que começou na voz da Simone, fez um sucesso muito grande, tem tido uma procura quase semanal de pessoas que querem gravar, de diversos estilos diferentes, e está se transformando na terceira canção mais procurada da minha carreira como compositor.

Recentemente, "Evidências", uma das suas músicas mais icônicas, fez sucesso nos palcos do festival The Town, no show de Bruno Mars. Como foi ver uma música sua, mais uma vez, ganhando esse reconhecimento internacional?

Eu nunca esperei que 'Evidências' fizesse sucesso 33 anos depois. Eu sabia que era uma canção que podia fazer sucesso, mas não sabia que se tornaria o fenômeno que se transformou. A primeira vez no mundo que isso acontece. Você ouve hoje canções que foram feitas há 40 anos atrás serem cantadas, mas não sendo renovadas a cada tempo ou a cada três meses. 'Evidências' é cantada em um campo de futebol, como é cantada em um show de rock, como tem gravação recente do Milton Nascimento. Ela vem se renovando através dos anos. Isso nem eu nem nenhum compositor nem ninguém que trabalha no meio artístico podia prever.

Como você descreveria a experiência que o público de Salvador vai viver neste show? Como o repertório desta apresentação foi preparado?

Acho que o público de Salvador, assim como eu, do que tem sido a minha história como cantor e compositor. Meu show é um passeio pelo tempo onde eu canto músicas mais antigas, músicas mais atuais, algumas canções que amo. Acho que o público vai ter o mesmo sentimento que eu tenho de poder ficar feliz cantando aquilo que gosta, aquilo que ama.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

José Augusto pupileira

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA