LUTO
Morre, aos 70 anos, Lasse Wellander, guitarrista do ABBA
Grupo homenageou artista nas redes sociais

Por Da Redação

Morreu, aos 70 anos, o guitarrista Lasse Wellander, da banda ABBA. O artista faleceu aos 70 anos de idade na última sexta-feira, 7, por complicações de um câncer, e a notícia foi confirmada pela família no perfil de Wellander no Facebook e pelo ABBA nesta segunda-feira, 10.
"É com indescritível tristeza que temos que anunciar que nosso amado Lasse se foi. Lasse recentemente adoeceu no que acabou sendo um câncer com metástases, e no início da Sexta-feira Santa ele morreu, cercado por seus entes queridos. Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso. Gentil, seguro, atencioso e amoroso... e muito mais, que não pode ser descrito em palavras. Um centro em nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você. Nós o amamos e sentimos muito sua falta. Lena, Ludvig e Andréas", diz o comunicado da família no Facebook
No Instagram, o grupo ABBA também homenageou o artista: “Lasse foi um amigo querido, um cara engraçado e um guitarrista excelente. A importância de sua criatividade no estúdio de gravação, bem como seu trabalho de guitarra sólido no palco foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido”
Nascido em 1952 na Suécia, Wellander cresceu em um pequeno vilarejo chamado Skriker Hyttan. Ele começou a tocar guitarra ainda quando era garoto no início dos anos 1960, inspirado pelos Beatles.
Entre 1968 e 1970, integrou uma banda chamada Blues Quality, que havia ficado em terceiro lugar em um concurso promovido por uma rádio local. Depois, migrou para o grupo Nature, que atuava tanto fazendo shows solo quanto servindo como um grupo de backing vocal para outros artistas.
Foi durante uma das turnês com outro artista que Lasse Wellander foi convidado para participar de uma gravação do ABBA, em 1974, juntando-se ao quarteto Agnetha Fältskog , Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad. A colaboração rendeu grandes sucessos como a gravação das trilhas sonoras de "Mamma Mia!" (2008) e "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo" (2018).
No ABBA ele esteve em turnês nos anos de 1975, 1977, 1979 e 1980. Depois, apareceu em outros álbuns do grupo, incluindo "Voyage", lançado em 2021.
Com sete álbuns solo lançados, Lasse lançou, recentemente, quatro composições próprias e duas gravações de cantigas de natal.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



