Projeto lança disco de intercâmbio entre artistas periféricos | A TARDE
Atarde > Cultura > Música

Projeto lança disco de intercâmbio entre artistas periféricos

Com 10 faixas o disco conecta musicalidades das cidades como Belém, Recife e Salvador

Publicado quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 às 14:28 h | Autor: Da Redação

O Portal Embrazado, plataforma dedicada a mapear e difundir a música periférica de todo o país, lançou na última quarta-feira, 12,  a coletânea musical “Embrazado hits”, que reúne 10 músicas, sendo 5 remixes inéditos criados a partir de intercâmbios entre artistas das cidades de Belém (PA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA)  e Rio de Janeiro (RJ). 

O álbum está disponível nas principais plataformas digitais de música, como o Spotify, Deezer, Youtube Music, Amazon Music, entre outras. O disco conta com faixas de artistas como N.I.N.A, o baiano Jotaerre, Kratos, Banda Sentimentosm, KDU dos Anjos e remixes de DJ Méury, Ryyan no Beat, entre outros.

“A coletânea é a realização de tudo que a gente queria fazer desde o começo do projeto: conectar artistas de cenas que a princípio parecem distantes, mas que estão ligadas há anos. A gente percebe isso através da influência que esses artistas têm, da forma que produzem, na estética dos timbres, dos processos criativos... Proporcionar esses intercâmbios de fato era uma coisa que a gente queria fazer desde o princípio”, completa Igor Marques, curador e produtor do Portal Embrazado. 

Para a Dj Méury, artista paraense, a coletânea abre novas portas: “Pra mim é gratificante participar desse projeto em outro estado, ter a oportunidade de mostrar um pouco da nossa cultura paraense através de um remix isso vai atribuir muito na minha carreira e mostrar que mulher também faz o que um homem faz e ainda melhor”, revela.

“Pra mim é uma satisfação enorme poder somar nesse trabalho e saber que existem espaços assim para canalizar toda essa nova expressão artística que vem de culturas e lugares tão distintos do Brasil, nos conectando e dando oportunidade do público conhecer novos trabalhos, novos sons e um novo leque de experiências, tudo isso através da música.” relata Jotaerre, músico de Salvador Bahia. 

Série

O lançamento da coletânea vem acompanhado da série audiovisual “Embrazado.mp4”, um conjunto de 5 reportagens com entrevistas em formato de mini documentários que pautam as cenas musicais de Belém (PA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

“Interessante destacar que em cada episódio a gente abordou camadas complementares da economia criativa das periferias brasileiras: começando pelos produtores musicais em Salvador, uma casa de show em Belo Horizonte, passando pelos artistas em Belém, dançarinos no Rio de Janeiro e fãs em Recife. É como se a série de vídeos passeasse pela cadeia produtiva da cultura nessas periferias do país”, explica Igor Marques. 

Um dos episódios, Bahia: O arrocha pelos produtores, se debruça sobre os produtores musicais do mundo do tracional ritmo baiano.

"Trouxemos para a frente das câmeras três produtores que mudaram a cara do arrocha baiano: Ademir Marques, Dan Ventura e MTeclas. Eles apresentam as transformações estéticas do ritmo ao longo das décadas através da visão de quem faz o som acontecer", diz a sinopse do episódio.

A série de vídeo “Embrazado.Mp4” já está disponível no canal de Youtube do projeto. 

Publicações relacionadas