Cia Baiana de Patifaria anuncia encerramento após 34 anos em atividade | A TARDE
Atarde > Cultura > Teatro

Cia Baiana de Patifaria anuncia encerramento após 34 anos em atividade

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 11:03 h | Atualizado em 01/12/2021, 11:27 | Autor: Da Redação
Grupo não se apresenta desde o início da pandemia | Divulgação
Grupo não se apresenta desde o início da pandemia | Divulgação -

O ator baiano Lelo Filho anunciou, na noite dessa terça-feira, 30, através das redes sociais, o encerramento das atividades da Cia Baiana de Patifaria. Fundado em 1987, o grupo de teatro produziu peças de sucesso como A Bofetada, Abafabanca e Siricotico - Uma Comédia do Balacobaco!

"Hoje, 30 de novembro de 2021, a caminho de 35 anos de trajetória da Companhia, estamos fechando esse longo ciclo de nossa trupe", escreveu Lelo.

Sem se apresentar há quase dois anos, desde o início da pandemia, o coletivo não conseguiu ser aprovado em nenhum edital recente da Lei Aldir Blanc, que previa, em 2020, a entrega de R$ 3 bilhões destinados à estados e municípios como auxílio ao setor artístico e cultural.

"Entraremos para a lista de companhias de teatro que não conseguiram passar em nenhum edital recente da Lei Aldir Blanc, nem pelo município e nem pelo estado. Assim como não aprovaram nenhum projeto quando estávamos completando 30 anos em 2017, naquele ano foram 6 negativas de projetos nossos", contou o ator.

No texto, o artista relembrou sua trajetória nos palcos e agradeceu ao público, aos artistas e colaboradores que atuaram na trupe ao longo dos 34 anos.

"Hoje é, com toda certeza, um dos dias mais tristes nesses meus quase 40 anos de teatro, quase 35 deles dedicados à Companhia".


Publicações relacionadas