Coletivo DUO lança temporada de O Caminho dos Mascates

Musical ficará, gratuitamente, em temporada virtual até 26 de março

Publicado terça-feira, 08 de março de 2022 às 20:04 h | Atualizado em 08/03/2022, 20:04 | Autor: Da Redação
Espetáculo conta com dramaturgia de Denisson Palumbo e direção de Elisa Mendes
Espetáculo conta com dramaturgia de Denisson Palumbo e direção de Elisa Mendes -

Estreia nesta sexta-feira, 11, às 19h, “O Caminho dos Mascates”. O espetáculo musical do Coletivo DUO, escrito por Denisson Palumbo e direção de Elisa Mendes, ficará, gratuitamente, em temporada virtual até 26 de março, com exibições diárias pelo YouTube do coletivo, com acessibilidade em libras e legendagem.

O espetáculo tem como referência “Os Sertões”, de Euclides da Cunha,  ao abordar a vivência dos mascates - vendedores viajantes constituídos de caminhos -, na fronteira entre Brasil e os Unidos Estados do Nordeste, um pedaço de terra sertaneja cercado de Brasil por todos os lados, separados por uma muralha ficcional.

Vividos pelos atores Israel Barreto, Marcos Lopes e Saulus Castros, esses viajantes por profissão questionam, no espetáculo, suas vivências e produzem repentes a partir de dúvidas territoriais. Um quarto ator compõe o elenco, Lineu Guaraldo, que dá vida a personagens diversos que humanizam os mascates Antônio Corrente, Antônio das Velhas e Antônio Massangano, respectivamente.  

Com direção cênica de Elisa Mendes, O Caminho dos Mascates é permeado de referências coletivas do ser nordeste, de um povo imaginário que em trânsito construiu um Brasil. Palumbo traz o questionamento para o povo se ele deseja a derrubada da muralha repleta de ilusões - geográficas e racionalistas.

E nesse questionar, Palumbo escreve uma obra que interroga o que seria a identidade cultural contemporânea de uma nova “nordestinidade”. 

Com o patrocínio da RV Digital e BM Logística, através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo - Governo Federal, o projeto conta ainda com o Ciclo de Oficinas Caminho dos Mascates, a ser realizado para instituições públicas de ensino secundário, no período de 7 a 10 de março, com oficinas de Dramaturgia Cabocla (Lineu Guaraldo), Poesia em Voz Alta (Denisson Palumbo), Jogos Teatrais (Elisa Mendes), Jogos Físicos para Cena (Israel Barreto), Corporeidade e Dramaturgia (Saulus Castro) e Palha Assada (Marcos Lopes), respectivamente.

Serviço

O quê: O Caminho dos Mascates - Coletivo DUO, com direção de Elisa Mendes

Quando: 11 a 26 de março, às 19h

Onde: Youtube do DUO - https://youtube.com/c/ColetivoDuo

Entrada: Gratuita

Publicações relacionadas