SOBRE INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
Teatro Gregório de Mattos recebe peça infanto-juvenil "Flor de Julho"
Temporada do espetáculo vai até o dia 23 do mesmo mês
Estreia no dia 8 de julho no Teatro Gregório de Mattos, o espetáculo infanto-juvenil "Flor de Julho". A produção conta com temporada até 23 do mesmo mês, aos sábados e domingos às 16h, e sessões especiais às 11h nos dias 9 e 16 de Julho. A montagem tem a direção de Guilherme Hunder e traz uma referência a jovem de 13 anos Urânia Vanério (Baianinha), recém-descoberta pela historiografia por seu papel na Independência da Bahia.
O enredo traz a história de Maria Flor (Menike Marla), órfã que foge do Convento da Lapa com a amiga Maria Fidalga (Maria Torres), para participar dos movimentos pela independência da Bahia e no caminho recebe do "Menino Misterioso" (Gabriel Nafisi) o dever de entregar um bilhete secreto ao batalhão brasileiro, que luta contra as forças militares lusitanas.
No trajeto para a Vila de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Maria Flor conhece outras personagens, pertencentes a Guarda Encantada da Bahia: Boca de Afofô (Anderson Danttas), Maria Vedeta (Fernada Silva), Cabocla (Natalie Souza), Careta (Diogo Teixeira) e Perpétua (Shirlei Silva).
Maria Flor é inspirada na história recém descoberta de Urânia Vanério, que espalhou panfletos com o poema político "Lamentos de uma baiana". A dramaturgia resgata ainda alguns fatos históricos, como o episódio da Batalha de Pirajá, Além de ficcionalizar algumas personalidades deste período, como o Soldado Medeiros, uma referência a Maria Quitéria, o corneteiro Luís Lopes e Vedeta, uma menção ao Bando das Vedetas comandado por Maria Felipa.
Os ingressos antecipados já estão disponíveis na plataforma Sympla e custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro