Dorival Caymmi morre aos 94 anos no Rio | A TARDE
Atarde > Cultura

Dorival Caymmi morre aos 94 anos no Rio

Publicado sábado, 16 de agosto de 2008 às 11:07 h | Atualizado em 16/08/2008, 17:37 | Autor: Agência Brasil
Saudade da Bahia, música de Dorival Caymmi
Saudade da Bahia, música de Dorival Caymmi -

>>Governador decreta luto de três dias
>>   Conheça a discografia de Dorival Caymmi
>>Morre o compositor Dorival Caymmi
>>Comente a morte do compositor Dorival Caymmi
>>Corpo de Dorival Caymmi será velado na Câmara de Vereadores do Rio
>>Lula, em nota, lamenta morte Caymmi
>>Dorival Caymmi é imortal, afirma prefeito João Henrique
>>"Pessoas como Caymmi não morrem", diz Ministro da Cultura
>>Artistas da Bahia se emocionam com a morte de Caymmi

O compositor e cantor baiano Dorival Caymmi morreu hoje (16) no Rio de Janeiro, aos  94 anos. Dorival se tratava de um câncer nos rins há onze anos e morreu de insuficiência renal por volta das 6h, em sua casa, em Copacabana, na zona sul do Rio.

Em 60 anos de carreira, Caymmi fez músicas sobre os hábitos, costumes e tradições do povo baiano. Em suas canções demonstrava sua adoração pelo mar e pela natureza. Ele gravou mais de 20 discos.

O filho, Danilo Caymmi, deu à Rádio Nacional do Rio de Janeiro a primeira entrevista sobre a morte do pai, no programa da radialista Dayse Lucidi. Segundo ele, a família "tem uma gratidão muito grande à Rádio Nacional, porque foi num show de calouros da emissora que Dorival Caymmi conheceu a mulher e companheira de toda a vida".

Segundo Danilo, a mãe, Stela Maris, está internada há três meses, em coma. "A família atravessa um momento muito difícil, mas não poderia deixar de falar à Rádio Nacional, em primeira mão, sobre o falecimento de meu pai. Ele morreu tranqüilamente, baianamente, como ele dizia", disse Danilo.

Ainda de acordo com Danilo Caymmi, o horário e local do velório e sepultamento ainda não foram decididos. Ele disse que vai aguardar a chegada do irmão, Dori Caymmi, que mora no exterior, e que ainda não havia conversado com a irmã Nana Caymmi.

Entre as composições de Dorival Caymmi, as mais marcantes são "A Lenda do Abaeté", "Promessa de Pescador", "É Doce Morrer no Mar", "Marina", "Não Tem Solução", "Maracangalha", "Saudade de Itapoã", "Samba da Minha Terra", "Dora", "Rosa Morena" e "Eu Não Tenho Onde Morar".

Confira vídeos sobre Dorival Caymmi:

Documentário sobre o compositor:

Trecho de filme com Caetano Veloso e Dorival Caymmi:

Dorival Caymmi e Silvio Caldas cantam juntos em 1974:

Publicações relacionadas